O FC Porto trouxe de Bilbao uma vitória, o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões e uma exibição de encher o olho. Mas também a quarta grande penalidade desperdiçada da época, um registo que começa a ganhar contornos preocupantes.
 
A eficácia do FC Porto neste capítulo é muito má. Foi o quarto penálti falhado pelo FC Porto em seis tentativas: 33 por cento de sucesso. Feitas as contas, a equipa de Lopetegui já falhou mais grandes penalidades este ano do que em toda a temporada passada. Somando todas as competições, os dragões desperdiçaram três em 2013/14.
 
Este ano Quintero abriu o livro ao falhar frente ao Moreirense, para a Liga. Brahimi seguiu-lhe as pisadas frente ao Shakhtar Donetsk e Jackson «bisou»: falhou frente ao Sporting, para a Taça de Portugal, e agora em Bilbao.
 
O colombiano, goleador da equipa pela terceira época consecutiva, merece, por isso, uma análise individual.
 
Este foi o quinto penalti que Jackson falhou de Dragão ao peito, mas, curiosamente, até veio de uma época com pontaria afinada neste quesito: marcou três em três na época passada, todos para a Liga e na reta final do campeonato.
 
O registo da primeira época era, contudo, um sinal de que Jackson não é especialista nesta arte. Em 2012/13 marcou apenas três das seis tentativas que dispôs.
 
Lopetegui terá de trabalhar neste aspeto o grupo portista, sabendo que tem no plantel dois jogadores que falharam penáltis na temporada passada. Danilo fê-lo na única vez que tentou, em Coimbra, para a Liga. Quaresma converteu três até desperdiçar frente ao Arouca, também para o campeonato, num jogo em que já tinha marcado um golo…de penálti.
 
O outro castigo máximo desperdiçado pelo FC Porto na época passada foi por intermédio de Josué, em Madrid, para a Liga dos Campeões. Uma mancha num registo que vinha a ser certeiro: o português vinha de cinco grandes penalidades seguidas convertidas com sucesso. Não voltou a tentar.
 
Para estas contas ficam de fora, naturalmente, os penáltis do desempate da meia-final da Taça da Liga, frente ao Benfica, no ano passado. Na altura Jackson, Maicon e Fernando falharam.
 
Penaltis do FC Porto em 2014/15
 
Moreirense (c), Liga: Quintero falha
V. Guimarães (f), Liga: Jackson marca
Shakhtar Donetsk (f), Champions: Brahimi falha
Shakhtar Donetsk (f), Champions: Jackson marca
Atletico Bilbao (f), Champions: Jackson falha
Sporting (c), Taça de Portugal: Jackson falha
 
Penalties do FC Porto em 2013/14

V. Setúbal (f), Liga: Josué marca
Marítimo (c), Liga: Josué marca
V. Guimarães (c), Liga: Josué marca
Sporting (c), Liga: Josué marca
Académica (f), Liga: Danilo falha
P. Ferreira (c), Liga: Quaresma marca
V. Guimarães (f), Liga: Quaresma marca
Arouca (c), Liga: Quaresma marca
Arouca (c), Liga: Quaresma falha
Académica (c), Liga: Jackson marca
Rio Ave (c), Liga: Jackson marca
Benfica (c), Liga: Jackson marca
Atl. Madrid (f), Champions: Josué falha
Marítimo (c), Taça da Liga: Josué marca