[Artigo atualizado]

O Tondela anunciou esta sexta-feira que o jogo com o FC Porto, relativo à 11.ª jornada da Liga, vai realizar-se em Aveiro, à semelhança do que aconteceu com o Sporting e o Benfica, e não em Tondela como o clube desejava.

Num comunicado publicado no site oficial, o Tondela garante que sempre teve a intenção que «o jogo CD Tondela vs FC Porto se realizasse no Estádio João Cardoso», tendo a  empresa Floponor, responsável pela obra, elaborado «um documento escrito, comprometendo-se em que o estádio teria à data do jogo as condições de segurança e usabilidade exigidas pelos Regulamentos Oficiais da Liga Portugal».

«A quinze dias da realização do jogo, eis que a Liga entendeu, ao contrário do que se perspectivava, não confiar na idoneidade da empresa responsável pela obra, não confiar na Câmara Municipal de Tondela e, em última instância, não confiar também no CD Tondela», lamenta o clube beirão.

«O CD Tondela nada mais tem do que lamentar profundamente que se veja assim impossibilitado de corresponder a um dos anseios dos seus adeptos, proporcionando aquela que seria a única oportunidade de, neste ano de estreia na Liga  receber em Tondela um dos denominados três grandes.»


«Não queremos voltar a jogar em Aveiro», afirma presidente do Tondela
Contactado pelo MAISFUTEBOL, Gilberto Coimbra, presidente do Tondela, manifestou o seu desagrado pela decisão da Liga.

«Não sou engenheiro civil… Só sei que somos um clube pequeno… Para o Tondela, até era financeiramente interessante jogar em Aveiro, porque tem maior capacidade, mas prometi aos associados que iríamos receber um grande no nosso estádio. Com o Sporting e com o Benfica não foi possível. Agora, de forma totalmente inesperada informaram-nos que com o FC Porto também não seria. É um dia triste para nós», assinalou o presidente do clube auri-verde, que investiu 1,8 milhões de euros na ampliação do Estádio João Cardoso de dois mil para cinco mil lugares bem como na instalação de um novo sistema de iluminação.

O presidente do Tondela garante que com estas melhorias a intenção é precisamente daqui em diante «não voltar a ter de utilizar o Municipal de Aveiro para receber os grandes».

Recorde-se que Sporting e Benfica defrontaram o Tondela no estádio aveirense e que um tratamento diferente terá provocado mal-estar nas hostes portistas. Porém, Gilberto Coimbra evitou comentar a polémica: «Terá de ser o FC Porto a comentar se há alguma diferença de tratamento para os rivais pelo facto de nós querermos e já acharmos que temos condições de jogar em nossa casa.» 

O Tondela-FC Porto da 11.ª jornada da Liga realizar-se-á no Estádio Municipal de Aveiro às 20h45 do próximo dia 28 de Novembro de 2015.