Benfica não rima como jogos a meio da semana. Quer no substantivo, quer no número de êxitos.

Em 27 jogos oficiais esta época, os encarnados já disputaram dez deles a meio da semana. Nestes, a tendência é negativa e acentuou-se esta quarta-feira, no empate com o Portimonense, para a Taça da Liga.

Nota prévia: a análise não contempla, claro está, jogos à segunda ou à sexta-feira, que costumam marcar início e fim de jornadas da liga.

Posto isto, na dezena de encontros oficiais em causa esta época, o registo está longe dos melhores cenários: apenas uma vitória, logo no primeiro dos duelos desta série. Foi para a Liga, com o Sp. Braga. Daí para cá, dois empates e sete derrotas.

A Liga dos Campeões, disputada à terça e quarta-feira, é a fatia maior do prejuízo. O Benfica, cabeça de série no grupo A, sofreu seis derrotas, repartidas por Manchester United, Basileia e CSKA Moscovo. Pelo meio, houve um empate caseiro com o Sp. Braga, para a Taça da Liga. E a tendência acentuou-se com os dois mais recentes registos: da eliminação na Taça de Portugal, em Vila do Conde, ao empate da última noite com os algarvios, que coloca o Benfica em xeque em mais uma competição.

No meio deste registo, sobressai de positivo apenas o triunfo com o Sp. Braga, na 1.ª jornada do campeonato. Foi a uma quarta-feira, 9 de agosto. Terminou com vitória por 3-1.

Jogos oficiais do Benfica a meio da semana, época 2017/18:

Liga:

Quarta-feira, 9 agosto: Benfica 3-1 Sp. Braga

Liga dos Campeões:

Terça-feira, 12 setembro: Benfica 1-2 CSKA Moscovo

Quarta-feira, 27 setembro: Basileia 5-0 Benfica

Quarta-feira, 18 outubro: Benfica 0-1 Man. United

Terça-feira, 31 outubro: Man. United 2-0 Benfica

Quarta-feira, 22 novembro: CSKA Moscovo 2-0 Benfica

Terça-feira, 5 dezembro: Benfica 0-2 Basileia

Taça da Liga:

Quarta-feira, 20 setembro: Benfica 1-1 Sp. Braga

Quarta-feira, 20 dezembro: Benfica 2-2 Portimonense

Taça de Portugal:

Quarta-feira, 13 dezembro: Rio Ave 3-2 Benfica (após prolongamento)

TOTAL: 1 vitória, 2 empates, 7 derrotas.