Com o objetivo de «fazer história» passando pela primeira vez além da fase de grupos da Liga Europa, Pedro Martins promete um V. Guimarães com «ambição máxima» para o jogo de estreia na presente edição da competição. Os vimaranenses jogam com o Salzburgo e o técnico sublinha que é importante entrar a vencer.

«Queremos mostrar à Europa a nossa equipa e a qualidade dos atletas, sendo que muitos deles vão fazer a sua estreia, o que por si só já é um fator de motivação. Queremos fazer história, era importante passar a fase de grupos, muito positivo para o clube e para os atletas. Trata-se de um jogo importante, numa competição tão curta começando bem são passos largos», começou por dizer Pedro Martins em conferência de imprensa.

Do tetra campeão austríaco o técnico do V. Guimarães espera um jogo musculado. «Será um jogo difícil contra uma equipa forte sob o ponto de vista físico, impõe um jogo vertiginoso nas transições. Perspetivo um jogo muito equilibrado em que os nossos adeptos podem ajudar a desequilibrar. O Salzburgo tem jogadores de muita qualidade na frente, vários internacionais e um jogo interior muito forte. Não vamos abdicar da nossa identidade, podemos mudar estrategicamente em virtude do adversário, mas não mudamos em função disso», disse.

Em relação ao grupo em que o Vitória está inserido, Pedro Martins acredita que a sua equipa tem condições para passar. «Penso que o grupo é equilibrado. No plano teórico o Marselha é mais forte, mas vai ter de o mostrar, e vejo duas equipas com futebol diferente do nosso, quer dos turcos quer dos austríacos. É importantíssimo começar com um bom resultado numa competição tão curta. Gostaríamos de fazer história, é complicado, mas temos condições para o fazer», referiu. Recorde-se que o V. Guimarães integra o Grupo I juntamente com o Marselha, o Konyaspor e o Salzburgo, primeiro adversário.

Questionado sobre a importância dos adeptos, Pedro Martins ressalvou que podem até ser mais importantes neste jogo do que propriamente a diferença de experiência europeia das duas equipas. «Andamos um ano a lutar para chegar a esta fase, é importante o apoio dos adeptos em grande número. Prevejo um jogo de equilíbrios, os adeptos serão importantes. O fator experiência não acho que vá ser determinante», concluiu.

O embate entre o V. Guimarães e o Salzburgo, referente à 1ª jornada do Grupo I da Liga Europa está agendado para as 20h05 desta quinta-feira no Estádio D. Afonso Henriques. Vigário é a única baixa no emblema vimaranense. Celis falhou o jogo com o Boavista a contas com uma amigdalite, mas já está recuperado.