Renato Sanches e Rúben Neves são os jogadores nascidos em 1997 mais utilizados nas 31 principais ligas europeias. Os dados são do CIES – Observatório do futebol e contabilizam os jogos realizados pelos jovens desde o início da carreira.

O médio do Bayern Munique, que começou a carreira no Benfica, e o médio do FC Porto somam 65 pontos nesta contabilidade, a qual resulta de vários critérios de ponderação do nível dos campeonatos, como o ranking dos clubes do país nas competições europeias ou os resultados da equipa.

Na lista, que contabiliza jogadores sub-23, surgem vários outros jogadores portugueses. Entre os nascidos em 1996 Gonçalo Guedes, que trocou em janeiro o Benfica pelo PSG, é quinto, enquanto o portista Diogo Jota é 18º. Delle Alli, do Tottenham e também nascido em 1996, é em absoluto o jogador mais utilizado nestas contas.

Quanto a jogadores mais novos, Pedro Pereira, no Benfica depois de ter representado a Sampdoria, é quinto entre os nascidos em 1998. E o também benfiquista José Gomes urge na sétima posição entre os mais novos, nascidos em 1999.