Aquilo que era um sonho real, complicou-se muito nas últimas horas. O FC Porto era o principal candidato a receber Eliaquim Mangala por empréstimo do Manchester City, com o clube inglês a suportar uma parte considerável do seu salário. A entrada em cena de um emblema com maior capacidade financeira dificultou o regresso do francês, no entanto.

O processo não está concluído. Nem para o FC Porto, nem para outros clubes. Porém, fontes contactadas pelo Maisfutebol indicaram que um clube com maior capacidade monetária que os azuis e brancos mudou o cenário e diminuiu consideravelmente as possibilidades de o FC Porto contar com Mangala, isto apesar de a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões ter garantido maior conforto financeiro aos dragões.

O Manchester City mostra-se bastante favorável à nova oferta por Mangala porque terá de suportar uma percentagem menor do salário do francês. Por outras palavras, poupa mais com o novo clube, do que com o FC Porto.

Conforme se disse, nada está concluído e um dos pontos ainda em aberto é o período de cedência do defesa-central. 

O empréstimo por uma temporada parece o mais provável, já que Eliaquim Mangala termina contrato com o Manchester City em 2019. O empréstimo até 2018 deixaria o clube inglês sem grande margem negocial. Isto se o jogador não renovar entretanto.

O FC Porto concentrou atenções no internacional francês, que continua a encarar como um valor seguríssimo para o reforço do eixo defensivo. Nesse quadro, iria discutir a posição com Ivan Marcano, central igualmente esquerdino. Felipe é o outro titular. Diego Reyes deve estar de saída.

A janela de transferências encerra à meia-noite desta quarta-feira e o negócio de Mangala deve mesmo ficar para o último dia do mercado de verão.

Eliaquim Mangala tem atualmente 25 anos e saiu do FC Porto em 2014, após três épocas de dragão ao peito. O clube portista encaixou 30,5 milhões de euros com a venda da sua percentagem do passe ao Manchester City mas o francês nunca garantiu unanimidade ao serviço dos Citizens. 

artigo atualizado