Aí está a Liga: tudo sobre as equipas participantes

Uma falsa partida na temporada 2014/15 impediu que o Nacional atingisse a qualificação europeia, ainda que a brilhante recuperação na segunda volta quase tivesse permitido atingir essa meta. Agora a equipa orientada por Manuel Machado terá a preocupação de tentar evitar o mesmo erro, ainda que o técnico volte a ter de reagir à saída de elementos importantes, como Marçal, Tiago Rodrigues, Cristian, Marco Matias ou Lucas João.
 
OBJETIVO: regresso às competições europeias
 
MELHOR CLASSIFICAÇÃO: 4º lugar

CALENDÁRIO DO NACIONAL
 
PLANTEL: Gottardi, Kevin Sousa e Rui Silva; João Aurélio, Nuno Campos, Rui Correia, Zainadine Júnior, Miguel Rodrigues, Alan Henrique (Vitória), Sequeira e Cerqueira (Moura); Aly Ghazal, Boubacar Fofana, Washington (Paraná), Jota, Nenê Bonilha (Corinthians), Zezinho (At. Goianiense), Luís Aurélio, Camacho, Edgar Abreu e Willyan; Salvador Agra (Sp. Braga), Witi, Tiquinho Soares e Gustavo
 
SAÍDAS: Marçal (Benfica), Lucas João e Marco Matias (Sheff Wed), Leandro Freire (Apollon), Wagner (Tondela)
 
TREINADOR: MANUEL MACHADO

122 jogos a comandar o Nacional na Liga, concluindo sempre as temporadas na primeira metade da tabela classificativa. O mau arranque de 2014/15 acabou por comprometer a qualificação europeia, objetivo que volta a perseguir esta época e que conseguiu em metade dos anos a trabalhar na Liga.
 
FIGURA: JOÃO AURÉLIO

É já um madeirense adotado, pois prepara-se para cumprir a oitava época ao serviço do Nacional. Capitão de equipa desde a época passada, a utilização mais regular como lateral direito também lhe permitiu estabilizar o nível exibicional. Aos 26 anos ainda vai bem a tempo de atingir outros patamares, pois revela-se cada vez mais um lateral sólido defensivamente e influente no processo ofensivo. É um elemento indispensável para Manuel Machado, que já o conhecia de Guimarães.