O FC Porto regressou ao trabalho nesta terça-feira e Helton não esteve entre os 29 jogadores que se apresentaram esta manhã no centro de estágios do Olival.

O guarda-redes brasileiro de 38 anos havia revelado que iria anunciar uma decisão sobre o seu futuro no dia 19 de junho, o que não veio a verificar-se, tendo nessa data afirmado que iria apresentar-se dia 28. Assim não aconteceu e o capitão que leva onze épocas de dragão ao peito e tem contrato até junho de 2017 não estava hoje no arranque dos trabalhos da nova época.

Nuno Espírito Santo contou de resto com três reforços, incluindo Zé Manuel, cuja contratação foi noticiada em primeira mão pelo Maisfutebol há mais de um mês e meio. Felipe e João Carlos Teixeira são as outras caras novas.

Destaque também para os regressados Rafa Soares, Josué, Otávio, Ivo Rodrigues, Hernâni e Gonçalo Paciência.

Se em relação a Helton o clube não prestou ainda esclarecimentos, há outros jogadores ausentes devidamente autorizados. São os casos de Chidozie e Aboubakar, este último depois de ter perdido o voo de regresso ao Porto. Os jogadores que estiveram ou estão nas seleções e chegarão mais tarde são Herrera, Layún, Corona, Diego Reyes, Raul Gudiño, Maxi Pereira, Casillas e Danilo.

Além disso, há que sublinhar a ausência de Adrián López. O avançado espanhol, que na época 2014/15 foi contratado por 11 milhões de euros ao Atlético de Madrid (por 60 por cento do passe), não integrou os trabalhos hoje e não deverá fazer parte do plantel.

Agora sob o comando de Nuno Espírito Santo, os dragões começaram os trabalhos de pré-temporada com uma sessão de treino matinal, que teve os primeiros quinze minutos abertos à comunicação social.

Durante esse período foi possível acompanhar o trio composto por José Sá, Andrés Fernández e Ricardo a trabalhar sob as ordens do novo treinador de guarda-redes Rui Barbosa.

Entre o grupo de trabalho de 29 atletas, Alberto Bueno foi o único a não subir ao relvado esteve a apenas a fazer trabalho de ginásio.

Plantel provisório 2016/17

Guarda-redes: André Fernández, José Sá e Ricardo Nunes.

Defesas: Victor García, Felipe, Marcano, Martins Indi, José Ángel e Rafa Soares.

Médios: André André, Francisco Ramos, Omar Govea, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Josué, Evandro, Otávio, Quintero e João Carlos Teixeira.

Avançados: Zé Manuel, Ivo Rodrigues, Marega, Hernâni, Brahimi, Bueno, Varela, André Silva, Gonçalo Paciência e Suk.