Paulo Futre, antigo campeão da Europa com o FC Porto, em 1987, em Viena, admite que a goleada consentida pela equipa de Julen Lopetegui em Munique (1-6), para a Liga dos Campeões, pode ter influência no clássico com o Benfica, do próximo fim de semana, referente à 30ª jornada da Liga. O antigo internacional diz que os primeiros minutos podem ser decisivos e se o Benfica marcar cedo pode trazer de volta o «fantasma da Alemanha».
 
«Vai ser uma luta tremenda. Ninguém esperava que o FC Porto caísse como caiu, da forma como foi goleado. Isto dói a nível psicológico», começou por destacar o antigo jogador de «águias» e «dragões» (assim como do Sporting), à margem de uma visita ao Pavilhão Atlântico, palco da «final four» da UEFA Futsal Cup, que terá o Sporting como anfitrião.

Uma derrota que mexe com o estado de espírito dos jogadores. «Vamos ver como é que eles estão animicamente, mas não é fácil esquecer um resultado tão duro em tão poucos dias. Os primeiros minutos vão ser muito importantes. Se o Benfica tem a sorte de marcar nos primeiros minutos, o fantasma da Alemanha e dos 6-1 pode voltar à cabeça dos jogadores do FC Porto. Ambas as equipas vão jogar o ano, vai ser um jogo espetacular», prosseguiu Futre.

O antigo internacional repetiu a indeia de que um golo do Benfica nos minutos iniciais, não vai ser fácil de digerir por parte do FC Porto. «É uma derrota duríssima. Quando entrarem, o fantasma de Munique está fora, mas se sofrem um golo nos primeiros minutos ou na primeira meia-hora, animicamente, tens de ir buscar a Alemanha. Pode ser um golpe grande», insistiu.

Apesar da maior pressão sobre o FC Porto, Futre considera que o jogo é decisivo para os dois. «O Benfica também tem só mais a Taça da Liga. Para os grandes clubes, a Taça da Liga é uma competição secundária, portanto vão estar os dois a jogar praticamente tudo. Se o FC Porto ganha, fica tudo em aberto, vai ser uma loucura, vão ser quatro jornadas espetaculares. Se há um empate, o Benfica precisa de perder quatro pontos, acho que aí também é praticamente campeão. Se o Benfica ganha já é mesmo campeão», referiu ainda.