O Sporting lança esta sexta-feira, data em que se comemoram dois anos sobre a tomada de posse da atual direção, a primeira pedra da futura Cidade Sporting.
 
Mais do que o Pavilhão João Rocha, será toda uma nova centralidade da vida do clube que vai nascer.
 
O espaço nobre continuará a ser o Estádio de Alvalade, claro, mas logo ali ao lado haverá o tão desejado pavilhão, haverá campos de futebol, continuará a haver o Multidesportivo e haverá vários milhaes de metros quadrados pintados de verde e branco.

Ora o Pavilhão João Rocha será inaugurado em dezembro de 2016, vai ter quatro bancadas e um total de três mil lugares sentados. Parte do pavilhão vai estar subterrada, devido a limitaçoes de volumetria do Plano de Pormenor.
 
O Plano de Pormenor municipal obrigou aliás o Sporting a fazer várias adaptações ao projeto. Inicialmente estava pensado um pavilhão com duas arenas, mais tarde pensou-se num pavilhão com cinco mil lugares, no fim nenhuma das hipóteses foi possível.
 
Mesmo assim o clube vai construir o maior pavilhão de um clube em Portugal.
 
A nova estrutura será destinada à competição das modalidades de andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e voleibol. Segundo o clube, também está prevista a possibilidade de realização de outros eventos de natureza desportiva, recreativa e cultural.
 
Na Cidade Sporting que vai nascer ao lado do estádio haverá também lugar para a Loja Verde e para um museu. O pavilhão terá também, naturalmente, um auditório.

Mas há mais: o novo espaço vai ter espaço, ao lado do pavilhão, para um campo sintético, para um busto a João Rocha, para um mural dos sócios, para um monumento ao Sporting na rotunda entre o pavilhão e o estádio e para um passeio da Fama, onde será evocada a memória de grandes figuras do clube.
 
A extensão do Museu Mundo Sporting, com tecnologias interativas que permitirão aos visitantes conhecerem a história do clube através de realidade virtual.
 
Está planeada a construção de três campos de futebol de 5/7, nas imediações do pavilhão para servirem a formação do Sporting que atualmente funciona no Polo Universitário, e que a partir de dezembro de 2016 se mudará em definitivo para Alvalade.

Veja como vai ser na galeria associada a este texto.