Na sequência de uma notícia publicada pelo jornal «O Jogo», nesta quarta-feira, o Clube de Futebol «Os Belenenses» decidiu publicar um comunicado a reiterar críticas à SAD que gere a equipa profissional, por causa da saída de Pedro Marques, jovem avançado de 18 anos, para o Sporting.

Este não é um diferendo novo, de resto, pois já em abril o clube tinha deixado um reparo idêntico, perante as primeiras notícias relativas à saída de Pedro Marques e também de Heriberto Tavares para o Benfica, conforme noticiado pelo Maisfutebol.

Agora o clube lembra que «está impedido de celebrar contratos profissionais com os seus atletas da formação, em virtude do protocolo existente com a SAD, pelo que não dispõe neste momento de mecanismos que permitam segurar convenientemente os muutos ativos que se vêm afirmando no futebol de formação».

A direção liderada por Patrick Morais de Carvalho garante ainda que «nunca foi solicitado que o atleta Pedro Marques treinasse com a equipa sénior, nem sequer o clube foi contactado pela SAD a propósito de eventual interesse no atleta».

É dito ainda que o clube «avisou por mais do que uma vez a sociedade que gere o futebol profissional de que existiam vários clubes portugueses e estrangeiros no atleta, tendo-o feito quer em reunião com a SAD, na presença do técnico Julio Velázquez, quer por escrito, e tendo igualmente chamado a atenção para a grande qualidade desportiva e humana do jovem futebolista», a quem são desejadas as maiores felicidades.

Em resumo, o clube «lamenta profundamente o desfecho deste processo que, para além de enfranquecer o futebol profissional do Belenenses nele inviabilizando o ingresso de uma manifesta mais-valia formada no Belenenses e portadora dos seus valores, demonstra uma vez mais o desinteresse da estrutura do futebol sénior pelo excelente trabalho que vem sendo realizado no futebol de formação».

Pedro Marques, avançado de 18 anos (na próxima época ainda pode jogar pelos juniores), estava no Belenenses desde 2012. Antes passou por Estoril, escola Foot21 e Colégio Marista.