Aí está a Liga: tudo sobre as equipas participantes

A equipa de Vila do Conde encara o arranque da Liga com muitas interrogações. O «onze» perdeu elementos como Ederson, Prince, Tiago Pinto e Dell Valle, e o futuro de Filipe Augusto, Ukra ou Hassan permanece em dúvida. Pedro Martins recebeu Aníbal Capela, Pedrinho, Kayembe ou Heldon, mas é evidente que faltam chegar reforços ao Estádio dos Arcos, para fazer mais uma época tranquila. Os resultados da pré-época também foram medianos, o que só serviu para alimentar as dúvidas com o Rio Ave inicia a participação na Liga 2015/16.
 
OBJETIVO: andar na metade superior da tabela e, eventualmente, espreitar a luta pela Europa
 
MELHOR CLASSIFICAÇÃO: 5º lugar (1981/82)

CALENDÁRIO DO RIO AVE
 
PLANTEL: Cássio, Carlos Alves e Rui Vieira (Marítimo); Lionn, Pedrinho, Marcelo, Aníbal Capela (Sp. Braga/Académica), André Vilas Boas, Roderick, Nélson Monte, Zeegelaar, Kayembe (FC Porto/Arouca); Luis Gustavo, Tarantini, Renan Bressan, Pedro Moreira, Abalo, Wakaso, João Novais (Leixões), Bruno Sousa, Zé Paulo (Corinthians); Ukra, Heldon (Sporting/Cordoba), Guedes (Penafiel), Hassan, Pedro Paulo (At. Parananense), Kizito (Sp. Covilhã), José Postiga (Sporting), Rafa Miranda, Yazalde (Sp. Braga/Gil Vicente) e Zé Pedro (Limianos)
 
SAÍDAS: Ederson  e Diego Lopes (Benfica), Prince (Bolton), Habid Pape Sow, Tiago Pinto (Osmanlispor), Niguez, Júlio Alves, Del Valle (Kasimpasa), Jebor (Ponferradina)
 
TREINADOR: PEDRO MARTINS

Conseguiu nota positiva na época de estreia em Vila do Conde, e num contexto difícil, com um calendário competitivo muito exigente, por força da participação europeia. Não conseguiu atingir os mesmos patamares do antecessor, mas o Rio Ave fez uma época tranquila e não envergonhou na participação europeia, conseguindo até a primeira vitória na Liga Europa, a fechar.
 
FIGURA: HELDON

Reforço garantido no início desta semana de arranque da Liga, de forma algo surpreendente, tendo em conta que o Marítimo contava recuperá-lo através do direito de preferência estabelecido aquando da venda do passe ao Sporting. Os «leões» acabaram por ceder o jogador ao Rio Ave, onde Heldon vai reencontrar Pedro Martins, com quem trabalhou no Marítimo. Perante a saída de vários elementos importantes, e interrogações em torno de outros, o caboverdiano pode assumir um papel de relevo.