A figura: Pedro Nuno

Depois de na jornada anterior ter sido o homem que acendeu as luzes da esperança para o Tondela, com os dois golos que deram a vitória sobre o Arouca, o camisola 17 voltou a ser o primeiro homem em destaque na finalíssima diante do Sp. Braga. Foi nos seus pés que o futebol auriverde ganhou velocidade e criou focos de perigo para a baliza de Marafona. Tentou uma, duas, três vezes com remates de longe. Percebeu que não daria e mudou de rumo. Está no início da jogada do primeiro golo e é dele a assistência para o tento de Kaká. Baixou de rendimento na segunda parte, fruto da intensidade que sempre colocou em campo, e foi substituído sob enorme ovação. Fundamental, o jovem jogador emprestado pelo Benfica ao Tondela na segunda metade desta época.

O momento: Kaká indica o caminho do milagre (41')

O capitão tondelense era dos poucos do plantel que tinha vivido o milagre do ano passado. Na nova versão do feito beirão quis ser protagonista e marcou o segundo golo, que viria a ser decisivo. 

Outros destaques

Heliardo

Marcou o primeiro golo do jogo, surgindo decidido entre os centrais bracarenses e depois não se limitou a ficar na área à espera que a bola chegasse. Correu, lutou, defendeu e também ele saiu esgotado da partida.

Jaílson

Muito da recuperação tondelense teve origem na subida de forma do lateral brasileiro. Nos jogos da ponta final do campeonato foi sempre um dos melhores da equipa e isso repetiu-se neste último jogo. Correu muito para estar sempre disponível para atacar e para defender.

Kaká

Foi a voz de comando desde antes do apito inicial. O capitão juntou as tropas no último momento antes do arranque da partida e as suas palavras de incentivo foram audíveis quase em todo o estádio. Preponderante a defender,desta vez foi também fundamental a marcar, neste que foi o seu segundo golo no campeonato.

Cláudio Ramos

Defesa enorme aos 68' perante Stojilkovic e a segurança habitual a transmitir toda a confiança aos seus companheiros. O camisola 1 foi o jogador mais regular ao longo de toda a temporada e dificilmente ficará em Tondela.

Battaglia

O esteio do setor intermediário arsenalista cotou-se como um dos melhores da sua equipa nesta partida. Ganhou muitos duelos e mostrou sempre a cara à luta.