Com a goleada frente ao Rio Ave (5-0), o FC Porto de Sérgio Conceição passou para 31 o número de jogos invicto nas provas nacionais. O atual técnico portista está perto de igualar a produção de três antigos treinadores campeões nacionais pelo clube. Por outras palavras, um registo semelhante costuma garantir títulos ao serviço dos azuis e brancos.

Antes, apenas Tomislav Ivic, Bobby Robson e José Mourinho conseguiram fazer melhor.

Na época 1987/88, os dragões orientados por Ivic estiveram 32 jogos sem perder, caindo frente ao Sporting (2-1) em Alvalade. Ainda assim, acabaram o ano a celebrar a dobradinha.

Por sua vez, Bobby Robson conseguiu superar a série do treinador croata. A série invencível da equipa liderada pelo técnico britânico durou 34 jogos e terminou no Estádio da Luz, vitória do Benfica por 2-1. No final do ano, os dragões festejaram o campeonato.

CRÓNICA FC PORTO-RIO AVE

Na época 2003/04 José Mourinho igualou o Mestre Robson e conduziu a sua equipa a uma série de 34 jogos sem perder. A derrota, que impediu a melhor série de sempre do clube, ocorreu em Guimarães contra o Gil Vicente (2-0). O «special one» conquistou o campeonato.

Conceição está a ameaçar o pódio, mas para inscrever o seu nome ao lado dos de Ivic, Robson e Mourinho, terá de não perder na Amoreira. E, recorde-se, que os dragões apenas têm 45 minutos para recuperar a desvantagem de um golo.

INVENCIBILIDADE NAS PROVAS NACIONAIS:

Ivic: 32 jogos invicto, 1987/88

Robson: 34 jogos invicto, 1995/96

Mourinho: 34 jogos invicto, 2003/04

Conceição: 31 jogos invicto*

*época ainda decorre