O dérbi da terceira jornada entre Benfica e Sporting, que levará até 3.250 adeptos do clube de Alvalade ao Estádio da Luz, foi considerado de risco elevado pelas autoridades.

Carlos Cachudo, comissário da Polícia de Segurança Pública (PSP) e responsável pelo policiamento do dérbi, afirmou que as autoridades preparam-se sempre para o «cenário mais exigente», mas confirmou que a operação se torna mais fácil se na semana que antecede o jogo o ambiente for positivo.

«Considero positivo que o ambiente seja de salutar, não só neste como em qualquer evento», disse o comissário, que na habitual conferência de imprensa que antecede os dérbis na cidade de Lisboa, explicou como decorrerá o policiamento do jogo, em que são esperados mais de 60 mil adeptos.

«É um jogo de risco elevado e, como habitualmente acontece nestes jogos, é um evento que terá algum nível de dificuldade no que diz respeito ao nosso trabalho», afirmou o comissário Carlos Cachudo, que adiantou que o policiamento procurará «minimizar os constrangimentos na envolvente do estádio» e avisou para as restrições que ao longo de todo o dia se vão sentir no trânsito.

Quanto à deslocação dos adeptos do Sporting, Carlos Cachudo revelou que o trajeto entre o Estádio José Alvalade e o Estádio da Luz será «semelhante ao usualmente percorrido» e que à chegada ao recinto do Benfica, os 3.250 adeptos leoninos serão encaminhados por uma única entrada até à caixa de segurança, já no interior.

Para o primeiro dérbi deste campeonato foi destacado um dispositivo policial em que se incluem diversas valências da PSP, como Divisão de Trânsito ou a Unidade Especial de Polícia, e Carlos Cachudo relembrou os habituais conselhos para os adeptos.

«Devem deslocar-se para o estádio preferencialmente de transportes públicos e cedo, de modo a facilitar o processo de entradas. Recordo também que não devem levar objetos proibidos ou malas muito grandes, e que os adeptos alcoolizados não vão poder entrar», indicou.

As portas do Estádio da Luz abrem às 17h00 e o jogo tem início às 19h00.