A FIGURA: Rafa Soares

Esperava permanecer no plantel do FC Porto e disputar os Jogos Olímpicos. Não aconteceu uma coisa nem outra. Seguiu para Vila do Conde, onde procura comprovar o seu crescimento. Depois de meses interessantes na Académica, promete vincar posição no lado esquerdo da defesa do Rio Ave. Importante nos lances de bola parada, que bate com a sua canhota, é particularmente vistoso no processo ofensivo. Ao cair do pano, surgiu na área contrária, recebeu a bola e enganou Peçanha, garantindo o triunfo do Rio Ave.

O MOMENTO: de onde veio este golo?

Ao Rio Ave restava o coração. Tinha criado oportunidades suficientes para chegar ao triunfo, mesmo com uma exibição nem sempre convincente. Já em período de descontos, Héldon tentou o passe, Luís Aurélio desviou e Rafa Soares recebeu na área do Feirense. O jovem lateral, ousado, parece ter propositadamente atirado à baliza, enganando Peçanha. Fez-se justiça no marcador.

OUTROS DESTAQUES:

Héldon

Bom arranque de temporada, novamente ao serviço do Rio Ave. O internacional cabo-verdiano esteve nos quatro jogos da formação de Vila do Conde até ao momento e assume-se como a principal referência ofensiva. Nuno Capucho já o utilizou como segundo avançado, embora o futebol de Héldon passe invariavelmente pelos flancos. Tem de apresentar maior regularidade mas vai demonstrando que tem argumentos claros para ser uma das figuras da equipa. Esteve no lance do único golo do encontro.

Peçanha

Fica na história de jogo sobretudo por uma defesa fabulosa após remate de Rúben Ribeiro, a caminho do intervalo. O guarda-redes retirou o selo de golo que a bola levava, demonstrando capacidade de reação a um remate violentíssimo. Destaque ainda para duas defesas ao minuto 73, em duelo com Héldon. Aos 36 anos, o brasileiro Peçanha regressou da Roménia para voltar a demonstrar qualidade nos palcos portugueses. Foi enganado por Rafa Soares no lance decisivo.

Ícaro

Desempenho interessante do defesa-central brasileiro que chegou a Portugal em 2013, precisamente para representar o Feirense. Passou pelo Desportivo de Chaves na época seguinte mas regressou a Santa Maria da Feira e teve papel importante na subida de divisão. Sentiu menos dificuldades que Rocha na marcação a Ronan e esteve perto do golo na melhor oportunidade do Feirense, antes do remate decisivo de Rafa Soares.