[Hora original: 21.54]

A SAD do Sporting anunciou esta sexta-feira, em comunicado enviado à CMVM, que nos primeiros nove meses da época obteve um lucro de 22,1 milhões de euros.
 
Ora estes números são muito importantes, e este acaba por ser um resultado muito bom para o Sporting, porque a comissão de fair play financeiro da UEFA obriga a SAD leonina a ter um lucro de 4,9 milhões euros.
 
Para já, portanto, o Sporting está no bom caminho, até porque os 22,1 milhões de euros agora anunciados dizem respeito ao acumulado da época até agora: a SAD está a muito perto de garantir, no mínimo, os 4,9 milhões de euros que a UEFA exige para não penalizar o clube com a subtração de dois jogadores na lista A e com o pagamento de dois milhões de euros.
 
Ora para este exercício muito positivo do Sporting, refira-se, foi determinante a participação nas competições europeias.
 
O Sporting teve receitas totais (excluindo transferências de passes) de 44 milhões, o que significa mais 19 milhões de euros do nos primeiros nove meses da época passada.
 
Esta melhoria explica-se pela participação nas competições europeias (10 milhões de euros de receitas), pela aumento das receitas de bilhética (mais 3,3 milhões), pelo aumento dos patrocínios e publicidade (mais 2,5 milhões), pela venda de merchandising (mais um milhão) e pelo aumento dos direitos televisivos (mais um milhão).
 
Refira-se que enquanto as receitas aumentaram 19 milhões, as despesas aumentaram apenas 1,2 milhões, o que permite um saldo muito favorável.
 
Por isso, e tudo junto, permitiu o tal lucro de 22,1 milhões de euros assim explicados: 44 milhões de receitas, 36 milhões de gastos, 21 milhões de ganhos com vendas de jogadores e cinco milhões com contratações. Os balanços operacionais atingem por isso os 23,8 milhões, mas é necessário descontar os impostos: líquidos são 22,1 milhões.
 
Mas há mais.
 
O Sporting anunciou que aumentou o ativo de 146 milhões para 227 milhões de euros, no espaço de um ano, o que se justifica em muito pela incorporação da Sporting Património e Marketing na Sporting SAD, o que naturalmente aumentou o património da Sociedade.
 
Para além disso, o clube informa que fez descer o passivo de 264 milhões para 217 milhões de euros. Ora por isso o Sporting consegue pela primeira vez em muito muito tempo ter um ativo superior a passivo.