Olegário Benquerença reprovou nos testes escritos da segunda avaliação regulamentar de atualização e avaliação da época do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação, segundo confirma fonte federativa citada pela Lusa. O juiz fica agora impedido de apitar durante 45 dias, até fazer novo exame, e já foi substituído por Bruno Esteves para o jogo da 20ª jornada da Liga entre V. Guimarães e Belenenses.

Olegário: «Arbitragem está muito mais preparada»

O juiz de 45 anos termina a carreira no final desta época. «É uma situação que acontece, todos temos dias menos bons e momentos de desconcentração. Naturalmente que, no seu último ano e no seu último teste, esta é uma marca que o Olegário não gostaria de ter. Agora, há que repetir o teste e, dentro de 45 dias, voltar ao ativo, voltar a fazer o que se gosta», comentou o presidente da APAF, José Fontelas Gomes, em declarações à agência Lusa.

Olegário Benquerença, de 45 anos e internacional desde 2001, já arbitrou esta temporada quatro jogos da Liga dos Campeões, um dos quais dos play-offs, e dois de qualificação para o Campeonato da Europa de 2016. No Mundial2010, o leiriense dirigiu dois jogos da fase de grupos, casos do Japão-Camarões e do Nigéria-Coreia do Sul, e o Uruguai-Gana, dos quartos de final.

Além de Olegário Benquerença, o árbitro auxiliar Tiago Costa também teve nota negativa nos exames escritos realizados na quarta-feira em Tomar. O árbitro auxiliar estava nomeado para o Estoril-Sp. Braga, integrado na equipa de Manuel Oliveira, mas, tal como Olegário Benquerença, foi substituído por Bruno Rodrigues.

Segundo a última «nota informativa» do Conselho de Arbitragem, Olegário Benquerença e Tiago Costa estão afastados dos jogos por «impedimento regulamentar».