Ederson renovou recentemente pelo Benfica e os seus direitos económicos são detidos na totalidade pelos encarnados, como é possível confirmar no Relatório e Contas. Porém, as declarações recentes de Luís Filipe Vieira à CMTV têm explicação.

«Ederson renovou há pouco tempo e estamos estáveis. O Benfica tem 50% do passe e o Rio Ave os outros 50», disse o presidente do Benfica.

O que o Relatório e Contas Consolidado e Individual 1º Semestre de 2016/2017 demonstra é que metade do lucro de uma eventual transferência de Ederson não será para o Benfica. A julgar pelas palavras de Luís Filipe Vieira, será para o Rio Ave.

O caso do guarda-redes é o mais relevante entre vários em circunstâncias similares.

«Existem atletas detidos pela Benfica SAD para os quais foram estabelecidos compromissos com terceiros, nomeadamente clubes, agentes desportivos ou os próprios atletas, no sentido de repartir o valor de futuros ganhos ou da venda que venham a ser obtidos com a alienação do seu passe, mediante verificação de condições específicas definidas contratualmente», começam por explicar os encarnados.

Assim, oOs compromissos que se encontram em vigor a 31 de dezembro de 2016 incluem a entrega de mais-valias que venham a ser obtidas em caso de futuras transferências de atletas para outros clubes, sendo os casos mais relevantes dos atletas Nélson Semedo (5%), Mitroglou (7%), Sálvio (8%), Lindelof (10%), Jovic (20%), Ederson (50%) e Kalaica (50%). A mais-valia a entregar no caso do atleta Grimaldo poderá ser de 15%, se uma futura transferência ocorrer até 31 de agosto de 2019, ou de 10%, se ocorrer após essa data.»

«Adicionalmente, existem compromissos para entregar 10% do valor de uma futura transferência dos atletas Grimaldo e Rafa, num valor máximo de 2 e 3 milhões de euros, respetivamente, e para o pagamento de um prémio de 3 milhões de euros em caso de uma futura transferência do atleta Zivkovic para outro clube. Face à incerteza associada a este compromisso, não é possível à data estimar o seu efeito financeiro, nem o momento de ocorrência de um eventual exfluxo», é possível ainda ler no Relatório e Contas.