A expulsão de Francisco Geraldes, no último Marítimo-Rio Ave, levou a formação de Vila do Conde a fazer duras críticas ao vídeo-árbitro: através das redes sociais, o Rio Ave lamentou que situações idênticas não tenham tido o mesmo tratamento.

Ora para que se possa perceber melhor o que se passou, a Federação publicou a conversa entre o árbitro Bruno Esteves e o vídeo-árbitro Bruno Paixão, durante a qual este último aconselha o primeiro a ver as imagens e a expulsar o médio emprestado pelo Sporting. 

Bruno Esteves vê então as imagens e pede: «Mostra outra vez, mostra devagar». Para depois concluir: «É, vermelho. Sola da bota na canela. Vermelho». Depois o árbitro expulsa Francisco Geraldes e explica ao jogador a decisão.

Veja como tudo aconteceu:

Numa outra situação, que aconteceu no Estoril-V. Guimarães da segunda jornada, Josué faz falta sobre Kléber dentro da área, o árbitro assinala penálti e dá informação de que vai mostrar o amarelo ao defesa vimaranense.

O vídeo-árbitro informa então Carlos Xistra que lhe parece uma jogada para penálti e vermelho e pede ao árbitro para ver, ele próprio, a jogada. Xistra acaba por concordar com o vídeo-árbitro e expulsa então Josué.

Veja como aconteceu: