Aliás, não é só na atual temporada que o registo de dez vitórias do Benfica não tem igual. Na época passada, por exemplo, numa equipa portuguesa venceu dez jogos seguidos, sendo preciso recuar a 2013/14 para encontrar um registo idêntico: também dez vitórias seguidas…do Benfica, novamente.

A última vez que o Sporting ganhou dez jogos consecutivos foi na época 2011/12, era Domingos Paciência o treinador. No caso do FC Porto, é preciso recuar um ano ainda mais, ao reinado de André Villas-Boas, quando o FC Porto não só chegou às dez vitórias seguidas como as ultrapassou, atingindo a marca das 14. E, o curioso, é que mesmo dominando toda essa temporada, em que venceu tudo, nas contas finais o melhor registo de vitórias seguidas não foi dos dragões, mas do Benfica, que chegou às 18!

Após a derrota com o Schalke 04 na despedida da Liga dos Campeões, a 7 de dezembro, o Benfica de Jesus reergueu-se e foi de triunfo em triunfo até 6 de março, quando caiu em Braga, derrotado por 2-1. Curiosamente, a onda de triunfos tinha começado, precisamente, frente ao rival bracarense, num duelo da Taça de Portugal

No seu período como treinador do Benfica, Jorge Jesus atingiu três vezes a marca das dez vitórias consecutivas, ultrapassando-a em duas ocasiões: as tais 18 de 2010/11 e as 11 de 2011/12.

As 18 vitórias consecutivas do Benfica em 2010/11:

1. Benfica-Sp. Braga, 2-0 (Taça de Portugal)

2. Benfica-Rio Ave, 5-2 (Liga)

3. Benfica-Marítimo, 2-0 (Taça da Liga)

4. U. Leiria-Benfica, 0-3 (Liga)

5. Benfica-Olhanense, 5-0 (taça de Portugal)

6. Académica-Benfica, 0-1 (Liga)

7. Benfica-Olhanense, 3-2 (Taça da Liga)

8. Benfica-Nacional, 4-2 (Liga)

9. Rio Ave-Benfica, 0-2 (Taça de Portugal)

10. Desp. Aves-Benfica, 0-4 (Taça da Liga)

11. FC Porto-Benfica, 0-2 (Taça de Portugal)

12. V. Setúbal-Benfica, 0-2 (Liga)

13. Benfica-V. Guimarães, 3-0 (Liga)

14. Benfica-Estugarda, 2-1 (Liga Europa)

15. Sporting-Benfica, 0-2 (Liga)

16. Estugarda-Benfica, 0-2 (Liga Europa)

17. Benfica-Marítimo, 2-1 (Liga)

18. Benfica-Sporting, 2-1 (Taça da Liga)

Sporting chegou às sete, FC Porto nunca passou das quatro

Na atual temporada, como se disse, nenhuma outra equipa conseguiu imitar o feito do Benfica. A que mais perto ficou foi o Sporting, que conseguiu sete vitórias consecutivas, entre a de Arouca, a 8 de novembro, e o triunfo caseiro sobre o Moreirense, já no dia 13 de dezembro. O ciclo que incluiu triunfos sobre o Benfica, para a Taça, Lokomotiv de Moscovo e Besiktas, para a Liga Europa, entre outros, terminou na eliminatória da Taça de Portugal com o Sp. Braga, quando os sportinguistas caíram no prolongamento.

Depois de Benfica e Sporting, o melhor registo de vitórias seguidas é, de certa forma, surpreendente. O Rio Ave conseguiu cinco (P. Ferreira, Académica, Boavista, V. Guimarães e U. Madeira), ao passo que três equipas ficaram-se pelas quatro. Desde logo o FC Porto que, a comprovar a temporada irregular que vive, nunca venceu mais de quatro jogos seguidos esta época: Chelsea, Belenenses, Varzim e Maccabi Telavive, antes do empate caseiro com o Sp. Braga.

O Sp. Braga é outra equipa que também chegou aos quatro triunfos seguidos, com uma diferença para os dragões: já o fez duas vezes este ano. Por fim, o Belenenses, na fase inicial da época, ainda com Ricardo Sá Pinto ao leme, também conseguiu quatro vitórias seguidas.

Com três triunfos seguidos há vários clubes: Paços de Ferreira, Marítimo, Moreirense e Nacional. De resto, e com exceção do Tondela que nunca venceu, este ano, sequer dois jogos seguidos, todas as outras equipas da Liga caíram ao segundo triunfo.

Juventus a par e PSG recordista

O Maisfutebol analisou ainda os rendimentos das principais equipas das chamadas «Big-5», os maiores campeonatos europeus (Espanha, Inglaterra, Itália, França e Alemanha).

É curioso constatar que há uma equipa que segue taco a taco com o Benfica e tem, também, em marcha uma série de 10 vitórias seguidas. É a Juventus em Itália. E, a adicionar aos fatores curiosos, também a Juve é campeã em título, mas ocupa o segundo lugar da Liga depois de um início atípico. Só mais uma curiosidade? O líder Nápoles tem como melhor registo sete vitórias seguidas, tal como…o Sporting.

A melhor série de todas as Big-5 está, também, em andamento e vem de França. O PSG tem aproveitado a parca concorrência interna para encetar uma caminhada triunfal. Não só soma 24 pontos de avanço no campeonato, como já vai em 13 vitórias seguidas, o melhor registo entre os referidos cinco campeonatos.

A 13ª foi conseguida este domingo, frente ao Saint-Etienne e permitiu deixar para trás a anterior melhor marca, que era do Bayern Munique, que conseguira, no arranque da temporada e depois do empate com o Wolfsburgo na Supertaça, 12 vitórias seguidas.

Também na Alemanha e também no início da época, há a registar o feito do Borussia Dortmund, atual vice-líder, que chegou aos 11 triunfos consecutivos.

Em Espanha e, sobretudo, Inglaterra, os registos são mais modestos. O Atlético Madrid chegou às nove vitórias seguidas e tem a melhor marca no país vizinho, embora o Barcelona some oito nesta altura e possa alcançar esse registo no próximo jogo. O Real Madrid, por seu turno, nunca conseguiu mais de cinco, embora o tenha feito por duas vezes.

Este registo de cinco vitórias seguidas é o melhor que se vê em Inglaterra e pertence ao Manchester City, que o fez logo a abrir a temporada. Arsenal, Tottenham, Manchester United e Liverpool nunca ganharam mais de quatro jogos seguidos este ano, ao passo que o surpreendente líder Leicester nunca passou das três, o máximo que atingiu também o campeão Chelsea, a viver uma das piores épocas dos últimos anos.