Ryan Gauld diz que a decisão de assinar pelo Sporting foi natural no processo de evolução dentro de um futebol mais técnico: o jovem de 18 anos considera não ser o típico jogador britânico, até por ser extremamente baixo, pelo que lhe fazia bem sair do futebol escocês.

«Quando eu era mais novo via a liga espanhola e preferia esse estilo de jogar futebol», referiu em entrevista ao inglês The Guardian. «Receber a bola atrás e ser paciente na construção da jogada.»

«Na Inglatera, o futebol é mais direto. Toda a gente espera que um extremo receba a bola, caia em cima do lateral e cruze para a área. No estrangeiro um extremo pode virar-se para trás, manter a bola e apenas continuar a procurar soluções para construir a jogada.»

Ora foi este futebol que o atraiu para a cultura do Sporting.

«No estrangeiro vê-se muitos jogadores que são baixos em estatura. Na Inglaterra são mais atléticos. Sendo eu um jogador baixo, tenho de pensar no que é melhor para mim e no que é melhor à minha volta. A cultura do futebol num país estrangeiro é o melhor para o meu tipo de jogo.»

OFICIAL: Ryan Gauld seis épocas no Sporting

Ora falar em tipo de jogo obriga a falar de um futebol técnico, feito de velocidade e passes inteligentes: apesar de ser muito tecnicista, Ryan Gauld destaca-se sobretudo pela qualidade de passe, que lhe permite encontrar soluções onde elas parecem escassear.

«Isso foi algo que eu sempre trabalhei muito nos treinos com Ian Cathro. Ele estava sempre a dizer-me que tenho de pensar não apenas no passe que vou fazer, mas sobretudo no momento em que o meu companheiro vai receber a bola, pensar no que esse companheiro vai poder fazer com a bola. Portanto não posso pensar apenas no meu passe, tenho de pensar no segundo e terceiro passes.»

Ian Catrho, curiosamente, tem uma história ligada ao futebol português: há cerca de ano e meio foi contratado para adjunto do Rio Ave. Onde ainda se mantém, de resto.

«Muitas noites por semana nós trabalhávamos apenas na visão de jogo, em ter consciência de onde estou e de como posso interpretar o jogo. Essa é uma característica chave do meu jogo.»

Ryan Gauld, recorde-se, assinou esta terça-feira com o Sporting por seis temporadas, até junho de 2020, e ficou com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Tem 18 anos, é esquerdino e mede apenas 1,68 metros.

Veja como joga Ryan Gauld: