É preciso recuar treze anos para encontrar uma sequência do Sporting tão goleadora como a atual: o que significa que esta é a melhor sequência da última década.

Basicamente o Sporting soma nesta altura quatro jogos consecutivos a marcar três ou mais golos, num total de 14 golos em quatro encontros: 4-0 em Penafiel, 3-1 no Dragão, 3-4 em Gelsenkirchen e 4-2 frente ao Marítimo.

Ora só em 2001/02, há treze anos, portanto, o Sporting somou também quatro jogos a fazer três ou mais golos.

Aconteceu, tal como agora, entre o final do mês de outubro e o mês de novembro.

Nessa altura o Sporting começou por vencer o P. Ferreira por 6-0 (a 27 de outubro, em jogo da 10ª jornada da Liga), bateu a seguir o Halmstads por 6-1 (a 1 de novembro, em jogo da Liga Europa), seguiu um triunfo por 5-1 sobre o Salgueiros (a 5 de novembro, em jogo da 11ª jornada da Liga) e por fim uma vitória por 3-1 sobre o Vilanovense (a 17 de novembro, em jogo da Taça de Portugal).

Ao todo, e em quatro jogos, o Sporting fez 20 golos, o que tornou a sequência notável.

Refira-se que 10 dos 20 golos leoninos foram marcados pelo mesmo homem: Mário Jardel. O brasileiro marcou três golos ao Halmstads e ao Vilanovente e dois golos ao P. Ferreira e ao Salgueiros.

De resto Marius Niculae fez quatro golos e João Pinto marcou por duas vezes.

Recorde-se que essa foi a temporada em que o Sporting foi pela última vez campeão: fez aliás a dobradinha, somando campeonato e taça. Orientada por Lazslo Boloni, a formação leonina tinha então nomes como Jardel, João Pinto, Quaresma, Sá Pinto, Paulo Bento, Pedro Barbosa, Niculae e André Cruz.

Passaram treze anos até que o Sporting voltasse a somar quatro jogos seguidos a fazer três ou mais golos, é verdade.

Mas houve pelo meio uma outra sequência também muito boa.

Sob a orientação de José Peseiro, o Sporting de 2004/05 somou vários jogos entre outubro e novembro a fazer três ou mais golos, mas nunca seguidos.

Nessa altura o Sporting fez quatro golos ao Estoril, três golos à Naval e ao Penafiel, mais quatro golos ao Panionios e seis golos ao Boavista, mas pelo meio perdeu (3-0) com o FC Porto e fez apenas dois golos ao Belenenses.

Sporting de Leonardo Jardim fez catorze golos em três jogos

O Sporting, como já se disse,fez catornze golos em quatro jogos, mas nesse sentido há quem tenha feito melhor bem recentemente.

Na última época, o Sporting de Leonardo Jardim fez catorze golos... em três jogos. Aconteceu quando começou por vencer o Sp. Braga por 2-1, a seguir bateu o V. Setúbal por 4-0 e por fim goleou o Alba, em jogo da Taça de Portugal, por 8-1.

[artigo original: 20h47]