Bernardo Tengarrinha suspendeu a carreira de futebolista aos 28 anos, após lhe ter sido diagnosticado um linfoma de Hodgkin - doença idêntica à leucemia - numa situação tornada pública esta quinta-feira. O jogador anunciou a decisão ao final da manhã, numa iniciativa do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), de apoio à saúde mental, da qual é agora embaixador.

Na sequência do anúncio do atleta, várias foram as mensagens de apoio e força tornadas públicas por antigos clubes e colegas nas redes sociais. O Boavista, último clube português de Tengarrinha, envia «um forte abraço de amizade» e «boa sorte e muita força» ao ex-jogador dos axadrezados, desejando «votos de uma rápida e efetiva recuperação».

O FC Porto, um dos clubes de formação de Tengarrinha, foi outro dos que já reagiu de forma solidária até ao momento. «Bernardo Tengarrinha, jogador de 28 anos que representou o FC Porto, suspendeu a carreira devido a doença. Muita força, Tengarrinha», referiram os «dragões», nas redes sociais.

Também Sérgio Oliveira, jogador do FC Porto, se manifestou. «A vida tem destes obstáculos mas só os guerreiros os ultrapassam! Estamos contigo!», referiu, nas redes sociais.

O jogador abandonou a atividade profissional, tendo sido os romenos do Politehnica Iasi sido o seu último clube.

Nas primeiras palavras ao leme do novo projeto do SJPF, Tengarrinha revelou-se «orgulhoso» por fazer parte do projeto. «A partir de agora os jogadores têm um canal próprio dentro do Sindicato onde podem relatar os seus problemas mentais, contando com técnicos especializados que os podem ajudar», sublinhou o jogador, formado no Benfica e FC Porto.

Tengarrinha iniciou a carreira em equipas principais no FC Porto. Seguiram-se Estrela da Amadora, Olhanense, Santa Clara, Vitória de Setúbal, Freamunde, Desp. Chaves e Boavista. Pelo meio, vestiu as cores dos búlgaros do CSKA Sofia.