O sorteio do calendário da Liga 2023/24 está marcado para quarta-feira, a partir das 19h30, com muitas condicionantes pré-determinadas pela Liga, quase todas relacionadas com a defesa dos clubes que vão disputar as competições europeias, mas há mais limitações na conceção do calendário para a próxima temporada.

Ficamos já a saber que não vamos ter clássicos ou dérbis entre os três grandes, nem jogos entre as restantes equipas que estão nas competições europeias, nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32.

Outra das condicionantes que vai ter forte influência no novo calendário será a impossibilidades dos três grandes jogarem no mesmo dia na mesma área geográfica. Benfica e Sporting, por exemplo, não poderão defrontar Estrela e Estoril, fora de casa, na mesma ronda.

O mesmo critério será aplicado ao FC Porto e Boavista, nos jogos em casa, ou no Algarve, ao Farense e Portimonense, ou mesmo no Minho, aos jogos do Moreirense e Vizela ou Gil Vicente e Sp. Braga.

Todas as condicionantes para o sorteio desta quarta-feira

1. A segunda metade da competição terá de ser um espelho da primeira;

2. As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa, a outra terá que jogar fora):
a. SL Benfica e Sporting CP;
b. FC Porto e Boavista FC;
c. SC Braga e Vitória SC;
d. Moreirense F e FC Vizela;
e. SC Farense e Portimonense;
f. Gil Vicente e SC Braga (evitar na medida do possível);
g. Vitória SC e FC Famalicão (evitar na medida do possível);
h. Quando o SC Braga jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e FC Famalicão;
i. Quando o Vitória SC jogar em casa contra uma das 3 equipas com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas 3 equipas não podem jogar como visitante contra o Moreirense FC, FC Vizela e Gil Vicente FC;
j. Quando o SL Benfica jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia;
k. Quando o Sporting CP jogar em casa contra uma das equipas do top 3 com melhor classificação média nas últimas três épocas, essas mesmas equipas não podem jogar como visitante contra Estrela Amadora e Estoril Praia.

3. Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:
a. FC Porto – 17,33 pontos
b. SL Benfica – 16,67 pontos
c. Sporting CP – 16,67 pontos
d. SC Braga – 15,33 pontos
e. Vitória SC – 12,67 pontos;

4. Evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nas competições europeias, dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições:
a. Nas jornadas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 12, 13, 22, 25, 29 e 32, não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League / UEFA Conference League;

5. Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:
a. As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (1ª, 2ª e 3ª jornada).