Em vésperas de jogo grande entre Sp. Braga e Benfica (este sábado, 20h30, jornada 18 da Liga), há um dado estatístico que saltará à vista à equipa de Rui Vitória: do banco da Pedreira sai praticamente um terço dos golos da equipa de Abel Ferreira.

O Maisfutebol fez as contas e sustenta em números a ideia generalizada de que os arsenalistas têm um plantel muito equilibrado, repleto de alternativas e, sobretudo, produtivo.

Dos 34 golos que os minhotos marcaram na Liga, 11 foram de suplentes – ou seja, 32,3 por cento. Recorde no campeonato, mas mais do que isso. O Sp. Braga tem mais do dobro dos golos vindos do banco do que as segundas e terceiras equipas neste ranking: Paços de Ferreira e Boavista, ambos com cinco – a título comparativo, o Benfica fez dois, o FC Porto três e o Sporting um.

Equipas da Liga com mais golos vindos do banco:

Equipa Golos % golos da equipa
Sp. Braga 11 32,3
Boavista 5 27,7
Paços 5 26,3%

Paulinho já fez três golos vindo do banco, Dyego Souza e Fábio Martins marcaram dois na mesma condição, enquanto os irmãos Horta, André e Ricardo, fizeram um cada como suplentes utilizados.

Mateus, do Boavista, é o melhor marcador da Liga na condição de suplente utilizado

Em termos individuais, o jogador que mais golos marcou a partir do banco foi Mateus. O avançado angolano do Boavista fez quatro golos como suplente utilizado, estando neste capítulo à frente do já referido Paulinho e do pacense Luiz Phellype, ambos com três, e de um quinteto, com dois. A saber: Marega (FC Porto), Tyler Boyd (Tondela) e João Novais (Rio Ave), além do duo bracarense Dyego Souza e Fábio Martins.

Jogadores da Liga com mais golos como suplentes utilizados:

Jogador Equipa Golos
Mateus Boavista 4
Luiz Phellype Paços 3
Paulinho Sp. Braga 3

De referir que na primeira volta do campeonato se marcaram 406 golos e destes meia centena saiu do banco de suplentes, o equivalente a 12,3 por cento. As jornadas 5 e 17 são as que os suplentes marcaram mais – cinco golos.