O Benfica segurou a liderança no Minho. O jogo com o Sp. Braga previa-se como grande obstáculo ao tricampeão nacional, que sofreu para bater os arsenalistas e completar, assim, uma volta inteira como líder do campeonato português.

Kostantinous Mitroglou foi mais uma vez o herói da noite encarnada, como já tinha sido com o Arouca e com o Borussia Dortmund.

O grego foi, em 180 minutos de futebol, o único jogador do Benfica a enquadrar remates à baliza frente ao Sp. Braga e aos germânicos. Acertou lá dois, os suficientes para dois triunfos importantíssimos nos objetivos da equipa.

Já na primeira volta, Mitroglou tinha marcado ao Sp. Braga

50 jogos na Liga, 5ª frente ao Sp. Braga e…quantos golos?

A liderança do Benfica deu uma volta. Foi precisamente frente ao Sp. Braga, mas na Luz, que a formação orientada por Rui Vitória passou para a frente da Liga. Nunca mais saiu de lá.

À pressão exercida pelo FC Porto após o triunfo sobre o Tondela, responderam as águias com nova vitória sobre os arsenalistas. É a sétima consecutiva, já agora.

O Benfica tem-se superiorizado ao Sp. Braga quer no campeonato, quer nas outras provas, Supertaça Portuguesa incluída: foi esse o primeiro jogo da temporada 2016/17, é bom lembrar.

Nesse encontro de campo neutro, Kostas Mitroglou não faturou. Mas a verdade é que o grego tem uma tendência para marcar golos aos minhotos. Em cinco jogos contra os arsenalistas já apontou outros tantos golos.

Esta é, aliás, a primeira vez que quando marca não o faz a dobrar frente ao Sp. Braga. Na época passada, Mitroglou tinha bisado na jornada 28 da Liga e já nesta temporada foi ele uma das principais figuras do jogo da primeira volta também com um bis, num triunfo por 3-1.

Entre esta temporada e a anterior, Kostas Mitroglou apontou vários golos de extrema relevância nos objetivos encarnados. 

Certamente, o golo mais recordado entre benfiquistas, aquele que Mitroglou apontou no dérbi com o Sporting, em Alvalade, para a Liga, em 2015/16

Obviamente, o mais recordável será o de Alvalade, quando o Benfica derrotou o Sporting por 1-0 e roubou-lhe a liderança (e o título). O internacional grego que cresceu na Alemanha também marcara ao FC Porto e ao At. Madrid, mas em jogos que o Benfica perdeu.

No entanto, há vários exemplos nas duas temporadas de como Mitroglou vale pontos. Em 2015/16, em Setúbal, o Benfica venceu por 4-2. O grego bisou. Também na época passada, um golo no triunfo sobre o Estoril (2-1) e outro com a Académica (2-1 também).

Na época que decorre, dois ao Sp. Braga na Luz (3-1), um ao Boavista (3-3) também em casa e o deste domingo. Golos sem os quais o Benfica não somaria os mesmos pontos nessas partidas.

Sem Jonas, com Raul Jimenez a voltar de lesão e com Gonçalo Guedes em Paris, Kostas Mitroglou tem sido o avançado mais regular e eficaz do Benfica. E aquele que está em melhor forma: nos últimos quatro jogos (Nacional, Arouca, Bor. Dortmund e Sp. Braga) fez cinco golos!

A estatística da UEFA indica que, frente ao Dortmund, o Benfica também só acertou uma vez na baliza...e marcou

Tão eficaz que com apenas dois remates do grego, os únicos a irem na direção da baliza nesses dois jogos, as águias bateram o Dortmund, e vão em vantagem para a segunda mão da Champions, e também o Sp. Braga, o que deixa o FC Porto atrás na tabela.

Já o Sp. Braga vive um momento mais delicado. Jorge Simão reclamou a melhor exibição desde que chegou ao clube. No entanto, a série negativa vai agora em cinco jogos seguidos sem vencer em todas as provas.

O último triunfo minhoto aconteceu a 25 de janeiro, nas meias-finais da Taça da Liga, com o V. Setúbal. É preciso ir ao tempo de Sérgio Conceição como técnico do clube para encontrar sequência idêntica: foi no final da época 2014/15.

Nessa altura, o Sp. Braga esteve seis encontros seguidos sem vencer. V. Guimarães, Belenenses, Rio Ave, P. Ferreira, Marítimo e Sporting foram os adversários que os minhotos não conseguiram derrotar.

Esse mau período terminou com um triunfo sobre o V. Setúbal, precisamente o próximo adversário dos minhotos.