«FACTOS E ARGUMENTOS» é um espaço do Maisfutebol, destinado a cruzar declarações ou teses com números e dados irrefutáveis. Por vezes, a alta velocidade do dia-a-dia condiciona a avaliação criteriosa do que é dito, sem o imperioso contraditório.

*artigo escrito às 20h00

Da conferência de imprensa que serviu de antevisão ao Sporting-Desp. Aves, saltou à vista uma nota que Jesus fez questão de sublinhar.

Ora, de acordo com o treinador, os leões são a equipa portuguesa que mais jogos leva nas pernas, contando com Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões.

Jesus vincou até que, na Europa do futebol, apenas seis equipas, da liga inglesa, teriam mais que os 32 jogos que a sua equipa tinha realizado até então, a par de Real Madrid.

Pois bem, o Maisfutebol fez as contas e concluiu que o técnico se enganou nos cálculos, pelo menos nos principais, ainda que tenha efetivamente acertado noutros.

Vamos por partes.

Sim, é verdade que Sporting e Real Madrid tinham esses tais 32 jogos realizados, embora os merengues já levassem 33 aquando da conferência de Jesus (derrota com o Villarreal no mesmo dia).

Ainda assim, contrariando a afirmação de Jesus, o Sporting não é a equipa portuguesa com mais jogos esta época, é antes a segunda, atrás do Sp. Braga.

Até então, os bracarenses levavam já 33 jogos oficiais disputados, e estavam a poucas horas de defrontar o Benfica para a Liga, perfazendo 34.

Os minhotos já não entraram em campo nos quartos de final da Taça de Portugal, e, portanto, têm dois jogos a menos que o Sporting nessa competição. Ainda assim, a equipa de Abel Ferreira recupera esse défice de um jogo com os dois encontros relativos à 3.ª Pré-eliminatória da Liga Europa e com o da 2.ª Fase da Taça da Liga, frente ao Boavista.

É que os arsenalistas entraram em ação ainda antes do início oficial da temporada na liga portuguesa, para defrontar os suecos do AIK Estocolmo num duplo compromisso. Os jogos a 7 de julho e a 3 de agosto valeram-lhes a passagem ao play-off da competição.

O Sporting não é, portanto, a equipa portuguesa com mais jogos esta época, embora, até à data, seja uma das que tem mais rodagem nas pernas.

 

Jogos oficiais realizados pelo Sp. Braga:

Liga (17 jogos)

Taça de Portugal (2 jogos): (1) S. Martinho (3.ª Eliminatória); (1) Rio Ave (4.ª Eliminatória)

Taça da Liga (4 jogos): (1) Boavista (2.ª Fase); (3) Benfica, V. Setúbal, Portimonense (Fase de Grupos)

Liga Europa (10 jogos): (2) AIK (3.ª Pré-eliminatória); (2) FH Hafnarfjordur (Play-off); (6) Hoffenheim, Basaksehir, Ludogorets (Fase de grupos)

Jogos oficiais realizados pelo Sporting:

Liga (17 jogos)

Taça de Portugal (4 jogos): Oleiros, Famalicão, Vilaverdense e Cova da Piedade

Taça da Liga (3 jogos): Marítimo, Belenenses e U. Madeira

Liga dos Campeões (8 jogos): (2) Steaua Bucareste (Play-off); (6) Barcelona, Juventus e Olympiakos (Fase de Grupos)

 

Competição/Jogos Liga Taça Portugal Taça Liga Liga Campeões/Europa Total
Sporting 17 4 3 8 32
Sp. Braga 17 2 4 10 33