O Sp. Braga garantiu a contratação de Jonathan Rodríguez junto do Peñarol. O avançado uruguaio, de apenas 20 anos, comprometeu-se com o emblema português para as próximas cinco épocas, apurou o Maisfutebol.

«Jona», como também é conhecido, foi apontado igualmente ao Sporting, mas o Sp. Braga avançou para a contratação nos últimos dias, e o negócio está fechado.

A transferência terá sido conseguida com o apoio de investidores. A imprensa uruguaia fala em oito milhões de dólares (perto de cinco milhões de euros), dos quais 3,5 milhões de euros ficam na posse do Peñarol, que para além disso terá direito a quinze por cento de uma futura venda.

Boas recordações de Portugal

Jonathan Rodríguez começou por jogar no Atlético Florida, da sua terra natal, mas no início de 2012 mudou-se para o Peñarol.

Curiosamente, o primeiro golo pela equipa principal foi marcado em Portugal, mais concretamente em Portimão, num jogo particular com o Benfica, disputado a 24 de julho de 2013, e que terminou empatado a uma bola.

Na última temporada fez 31 jogos pelo Peñarol, e marcou 12 golos. Números que despertaram a cobiça europeia, com o Sp Braga a ganhar a corrida.

O jovem de 20 anos é de resto uma das maiores promessas do futebol uruguaio, como aliás prova o preço do passe, destacando-se pela velocidade e faro de golo em frente à baliza.

Jonathan Rodríguez já se despediu dos adeptos do Peñarol, de resto, através de uma mensagem publicada no Facebook:

«Contente, triste, feliz, nervoso, ansioso, um pouco assustado. Estes são os meus sentimentos neste momento. Minha gente querida: o futebol é assim, há coisas que não se podem escolher. Sou tímido e pedi ajudar para poder, por este meio, expressar as enormes coisas que passam pela minha mente e pelo meu coração. Gente «carbonera»: gostaria de ficar mais um semestre, jogar a Taça Sul-americana. Gostaria de jogar a vida inteira neste clube, mas pessoas sábias disseram-me que o comboio só passa uma vez, por vezes duas. Acreditem que para mim e para este clube é melhor a minha partida. Não há valor económico no que sinto, saibam entender que há coisas que não estão nas minhas mãos. Prometo voltar para ser campeão, cumprir o meu sonho e também dar a uma alegria a todo o Uruguai. Obrigado a todos os que estão a meu lado, aos que vão comigo para ajudar na adaptação e que também deixam coisas valiosas de lado. Obrigado a todos pelo apoio nos momentos duros da vida, como por exemplo quando aconteceu aquilo com o meu irmão. Amo estas cores.»

Veja dois golos de Jonathan Rodriguez.