MOMENTO

Sporting

Quase um mês depois, o Sporting volta a casa. O último encontro em Alvalade foi ainda em setembro, com o Chelsea. Curiosamente nos dois últimos jogos caseiros a equipa não ganhou (empate com o FC Porto e derrota com Chelsea), mas entretanto goleou em Penafiel, venceu no Dragão e perdeu em Gelsenkirchen mas deixando uma ótima imagem. Por isso volta a casa mais motivado.

Marítimo

O quinto lugar no início da jornada, com menos um ponto do que o Sporting, é uma afirmação cabal da qualidade deste Marítimo. A força da formação de Leonel Pontes, porém, tem sido sustentada nos Barreiros: fora de casa só venceu em Barcelos. De resto perdeu no Dragão, no Restelo e na Mata Real. Este domingo tem nova oportunidade para corrigir o problema nas deslocações.

AUSÊNCIAS

Sporting

Slimani e Jefferson estão lesionados e não são opção para Marco Silva

Marítimo

Igor Rossi e Micolta estão lesionados e não são opção para Marco Silva

DISCURSO DIRETO

Marco Silva

«Não há cansaço absolutamente nenhum, ponto final. Não vai haver gestão nenhuma, vai haver é a melhor equipa porque este é um jogo muito importante. Em termos físicos, a equipa tem vindo a dar uma resposta excelente e irá fazê-lo novamente. Falar de cansaço só nos faz desviar do nosso foco e nós não queremos isso. Queremos sim estar muito confiantes para o jogo de amanhã. Um jogo difícil, mas em que só a vitória interessa.»

Leonel Pontes

«Passei quinze anos no Sporting e aprendi muito naquela casa. O maior respeito que posso ter a quem me ensinou tanto, é ultrapassá-lo. Tenho um enorme respeito pelo clube mas neste momento estou do outro lado. Se vou festejar se ganhar? Sim, vou festejar em Alvalade se fizermos golo. O Sporting é sempre um adversário difícil, com qualidade, mas também temos as nossas armas e acredito que vamos dificultar muito a vida deles.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Sporting e Marítimo já se defrontaram por 44 vezes em Alvalade, sendo que a vantagem é enorme para a formação leonina: 33 vitória, seis empates e apenas cinco derrotas. No entanto nos últimos três anos o Marítimo venceu por duas vezes em Alvalade (2011/12 e 2012/13). Na última época, de resto, o Sporting ganhou por 3-2, mas só chegou a estar a perder e apenas garantiu o triunfo nos quinze minutos finais.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Sporting

Suplentes: Marcelo, Miguel Lopes, Naby Sarr, Oriol Rosell, André Martins, Carlos Mané, Capel e Tanaka.

Marítimo

Suplentes: Wellington, Briguel, Kaj, Fernando Ferreira, Bruno Gallo, Vidales e Dyego Sousa.