Abel prometeu «lutar até à última gota de suor» nas quatro jornadas que restam ao Sp. Braga na presente temporada. O treinador de 38 anos assume o comando técnico do clube bracarense até 2020, revelando que o objetivo imediato é «aumentar os índices anímicos, o rendimento da equipa, fazer reset e lutar pela vitória», acrescentando que independentemente dos resultados até ao final da época começará desde já a preparar a próxima temporada.

«O que posso prometer nestas quatro jornadas é lutar em todas elas para vencer. Depois, em agosto, estarei aqui para responder com clareza e frontalidade sobre os objetivos. Neste momento o único foco são estas quatro jornadas. O que mais me preocupa é preparar a equipa para lutar para ganhar seja onde for. Quem está nesta casa só pode ter o pensamento de lutar sempre para vencer. Nada melhor do que uma vitória para levantar os índices anímicos da equipa», referiu o técnico projetando desde já a receção do próximo domingo ao Sporting.

Questionado se ainda acredita que o Sp. Braga possa atingir o quarto lugar, Abel referiu que pretende outra atitude. «O quarto lugar não depende de nós. O que tenho a fazer é melhorar rapidamente os índices anímicos e o rendimento da equipa, independentemente dos resultados. Foi isso que estabeleci com o presidente. O que queremos é outra atitude, criar uma identidade com a qual os adeptos se identifiquem».

Ainda assim, o novo treinador da equipa principal do Sp. Braga, que sobe dos «bês», promete «lutar até à última gota de suor».

«Prometo organizar a equipa, torná-la disciplinada, competitiva, não sei se vamos ganhar os jogos todos, mas vamos lutar até à última gota de suor. Os jogadores têm uma oportunidade para mostrar o quanto querem pertencer a este novo ciclo. Quem quiser pertencer vamos ficar com eles, quem mostrar que não tem caráter nem valores vamos ter de os deixar partir. Só quem mostrar que tem esses valores é que ficará no nosso plantel no próximo ano», vincou.

Abel Ferreira terá como equipa técnica o adjunto Vítor Castanheira, o observador Carlos Martinho e o preparador-físico João Martins, sendo que Jorge Vital continua como treinador de guarda-redes.

Abel Ferreira, de 38 anos, começou a carreira nos juniores do Sporting, tendo depois dado o salto para a equipa B dos leões. Cumpria a terceira época no comando técnico dos «bês» bracarenses. Na primeira volta orientou a equipa do Sp. Braga em Alvalade, tendo conseguido vencer por uma bola a zero.