Jorge Jesus, treinador do Sporting, analisa o empate no dérbi caseiro com o Benfica, para a 30ª jornada da Liga:

«Falar da justiça do resultado é algo subjetivo, mas se olharmos para o jogo e percebemos quem teve mais oportunidades, podemos ir por esse pormenor. Se formos por aí o vencedor seria o Sporting. Durante os 93 minutos as únicas oportunidades, para além dos golos, foram duas do Bas Dost. Não houve mais nada, só uns rematezinhos. Se for por aí, o vencedor teria de ser o Sporting.»

«Foi um jogo bem jogado. Com intensidade, técnica e taticamente bem jogado. O Benfica teve alguns momentos com mais posse, mas sem objetividade. Não criou oportunidades para além do lance de bola parada na segunda parte. Foram duas equipas dignas uma da outra, um espetáculo bonito, com bom ambiente, com sentimento de paixão. Penso que o Benfica fica satisfeito com este resultado, nós não. Acreditávamos que ainda podíamos disputar um dos dois lugares da frente. O nosso foco era esse. Vencer por esse objetivo. Essa possibilidade fica reduzida com este empate. Matematicamente ainda é possível, mas fica difícil.»

[na antevisão do encontro tinha dito que, por vezes, era preciso ter sorte. O Benfica teve-a?] «Não incluo essa componente no jogo. As duas oportunidades do Bas Dost não foram sorte ou azar. É trabalhá-lo melhor para dar melhor qualidade na decisão. Define muito bem num espaço mas no outro não define tão bem. Hoje não coloca aqui a questão da sorte ou do azar. Foram duas equipas que jogaram ao nível dos grandes dérbis, de Portugal e não só. A um nível muito alto. O futebol saiu reforçado. São duas equipas que defendem muito bem, e por isso só houve golos de bola parada, e houve poucas oportunidades. O Benfica não teve mais e o Sporting teve mais duas. A componente defensiva foi muito forte.»

[o Benfica está em vantagem na luta pelo título?] «Faltam quatro jogos e parte para esses jogos em primeiro. Não sei bem o calendário, mas creio que tem dois jogos em casa e dois fora. O futebol não é uma ciência exata, e por vezes há surpresas, mas parte em vantagem.»

[o Benfica reclamou três penáltis em campo. O Sporting foi beneficiado?] «Não ouvi ninguém falar sobre essa matéria. E penso que você [ndr. o jornalista] não é representante do Benfica. Não tenho nenhum comentário.»