A situação em que o FC Porto chega ao Clássico com o Sporting, sem objetivos competitivos em jogo, pode beneficiar os leões mas também pode ser «traiçoeira», diz Jorge Jesus. 

«Pode ser também traiçoeiro, é verdade», afirma o treinador, defendendo que as diferenças de classificação entre as equipas não pesam nestes jogos: «O FC Porto é uma equipa de valor, com jogadores de muita qualidade. Nestes jogos com os rivais, a classificação muitas vezes não determina que possa haver superioridade nesse mesmo jogo. Tenho a certeza que os nossos 10 pontos de avanço não vão determinar se somos mais fortes do que o FC Porto. Ao longo do campeonato fomos mais fortes, mas amanhã qualquer uma das duas pode vencer.»

O treinador ambém evita fazer analogias entre este jogo e o dérbi da Luz, que o Sporting venceu por 3-0: «Benfica e FC Porto são equipas diferentes, em momentos diferentes. A nossa confiança não vem naquilo que fizemos há uns meses atrás mas sim nos últimos dias, nos últimos jogos. Achamos que temos valor para vencer, e estamos serenos e confiantes»

Daí o treinador parte para uma análise à luta pelo título, e para a esperança de que o V. Guimarães possa quebrar nesta sexta-feira o registo de vitórias seguidas do Benfica. «As duas equipas não quebram depois do dérbi. Têm vencido todos os jogos, tem sido uma luta taco a taco e acreditamos que vai ser até ao fim. Se o V. Guimarães pode quebrar as vitórias consecutivas do Benfica? Claro que sim, porque não? Não há jogos que se ganham antes. Benfica e Sporting estão sujeitos a surpresas. Tenho que confiar, porque sei que não é fácil ganhar jogos em Portugal. Vou ficar à espera do que possa acontecer, com maior ou menor naturalidade. Mas estou focado no meu jogo, senão posso esquecer o que estou a fazer.»

Por fim, Jesus abordou o facto de o Sporting já ter igualado esta época o recorde de pontos do clube, mas diz que o objetivo mesmo é o título. «Em termos da pontuação, é verdade que nos faltam nove pontos e podemos fazer oitenta e muitos pontos. Espero que dê para ser campeão. São indicadores de um campeonato excelente, pelo que fizemos na época falta a cereja no cimo do bolo. Vamos trabalhar com essa convicção», afirma.