A Polícia de Segurança Pública considera que a operação para o Benfica-FC Porto do próximo domingo é «desafiante», até porque em Lisboa, nesse mesmo dia, há também um dérbi Belenenses-Sporting.

O clássico está marcado para o Estádio da Luz, pelas 18 horas, enquanto o dérbi do Restelo acontece às 20.15 horas.

«É um desafio. É sempre difícil gerir todas as ocorrências que temos no dia a dia de Lisboa. Os meios são semelhantes aos que utilizámos no último Benfica-FC Porto no Estádio da Luz», referiu o subintendente da PSP Pedro Pinho.

«Pretendo que os adeptos do FC Porto cheguem cedo a Lisboa e que o último adepto entre a tempo de ver o pontapé de saída. Espero um jogo emotivo, que se jogue apenas dentro das quatro linhas e que os adeptos contribuam para a segurança e para aquilo que os move.»

A PSP adiantou, de resto, que «é possível que haja mais restrições nos acessos» para os adeptos encarnados e que «uma das entradas vai ser condicionada» na altura em que os cerca de 3.400 seguidores do FC Porto estiverem a entrar na porta destinadas aos visitantes.

Duas horas depois do clássico terá início no Restelo, também em Lisboa, o encontro entre Belenenses e Sporting, um evento que está igualmente acautelado e preparado pela PSP, porém com características diferentes do clássico.

«Há um desfasamento de horário e de freguesias, mas haverá destacamento de meios caso seja necessário. Julgamos que não vai haver conflito. O policiamento é do comando e não apenas de uma divisão, há este cuidado.»