Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, em declarações após a vitória da sua equipa no terreno do Tondela, neste domingo.

«O resultado foi bem melhor do que o processo. O nosso adversário criou-nos algumas dificuldades, sobretudo, ao nível da decisão, porque em termos de posse de bola tivemos 70-30 a nosso favor. Só que, na segunda parte, depois de fazermos o golo logo no início, tivemos uma posse de bola passiva, nem sempre com a melhor decisão. Devíamos ter continuado mais em posse para fazer mexer o nosso adversário e continuar a agredir o nosso adversário por fora, através de cruzamentos, mas fomos passivos nessa posse. E com 1-2, frente a uma equipa que só podia apostar nas bolas paradas ou explorando a profundidade, pusemo-nos a jeito. De qualquer forma, tenho de valorizar que temos sido sujeitos a jogos de grande intensidade. Eu tinha dito aos jogadores que talvez este fosse o jogo mais difícil que íamos ter até agora, pelas circunstâncias do nosso adversário, e isso verificou-se. Mas temos de valorizar este resultado e aprender com o jogo, para perceber o que vamos fazer num desafio em que jogamos contra uma equipa com menos um jogador.»

[Qual foi a estratégia depois de estar a perder]

«Há situações que eu não consigo justificar. Nós temos sofrido sempre golos primeiro. Mas também temos tido o controlo emocional que permite continuar a discutir os resultados até ao fim. Nós sabíamos que o adversário ia fechar o meio e que teríamos de fazer cruzamentos exteriores, fomos tendo algum critério nesse tipo de jogo e o empate permitiu-nos voltar a discutir o resultado. Não há muito tempo, o Sp,. Braga perdeu com uma equipa com menos um jogador e nem sempre é fácil desbloquear equipas baixas bem organizadas. E nós, com os dois avançados que temos e com jogadores nas alas para cruzar, sabíamos que teria que ser por aí.»