O Benfica parte para a decisão do título na «pole position», mas a separá-lo do troféu está ainda o Nacional, o último visitante da época no Estádio da Luz, que vai estar esgotado à espera da festa.

Siga AO MINUTO tudo sobre o Benfica-Nacional

O MOMENTO:

BENFICA: a equipa de Rui Vitória chega à decisão na liderança, com dois pontos de vantagem sobre o Sporting, na sequência de onze vitórias consecutivas na Liga. Nos últimos vinte jogos para o campeonato, o Benfica só não venceu um: a receção ao FC Porto, na qual foi derrotado. Em caso de vitória garante o tricampeonato e o 35º título. Se não somar três pontos tem de esperar que o Sporting não triunfe em Braga.

NACIONAL: a equipa madeirense vem de um empate caseiro com o Belenenses e soma quatro jornadas sem vencer na Liga. Em termos classificativos o máximo que pode alcançar é a nona posição, atualmente ocupada pelo Belenenses, e para isso teria de vencer na Luz. Em aberto está também o estatuto de melhor equipa madeirense, com o Marítimo a três pontos de distância e a jogar duas horas antes, em Moreira de Cónegos.

AUSÊNCIAS:

BENFICA: Eliseu e Renato Sanches cumprem castigo; Júlio César e Nuno Santos estão lesionados

NACIONAL: Aly Ghazal, Willyan e Román estão lesionados

DISCURSO DIRETO:

RUI VITÓRIA: «Se houve coisas que não viram da nossa parte foi tremeliques. Acreditamos muito naquilo que fazemos. Se rebobinarmos o filme, da nossa parte houve uma grande serenidade.»

MANUEL MACHADO: «Aquilo que foi trabalhado ao longo da semana foi de perfeita normalidade em relação à preparação do jogo. Não fizemos nada de especial, mas a verdade desportiva e a seriedade serão o lema que nos irá nortear neste jogo.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O Benfica já recebeu o Nacional em dezasseis ocasiões, no principal escalão do futebol português, e só não venceu três. A equipa madeirense conseguiu um empate em 1990 e dois em 2008 (um em fevereiro, referente a 07/08, e outro em dezembro, para 08/09).

EQUIPAS PROVÁVEIS:

BENFICA

Outros convocados: Paulo Lopes, Lisandro, Luisão, Sílvio, Nélson Semedo, Samaris, Salvio, Gonçalo Guedes, Carcela e Raúl Jiménez

NACIONAL

Outros convocados: Gottardi, Nuno Campos, Miguel Rodrigues, Cerqueira, Jota, Ricardo Gomes e Rodrigo Pinho