O Benfica procedeu esta segunda-feira à aquisição das unidades de participação no Benfica Stars Fund que ainda não detinha: para isso investiu 28,9 milhões de euros.

Esta operação do Benfica permitiu recuperar percentagens do passe de jogadores como Gaitán, Maxi Pereira, Djuricic, Ruben Amorim e Sulejmani, por exemplo. 

Basicamente o Benfica Stard fund vencia a 30 de setembro de 2014, no final do mês, portanto, o que ameaçava que partes do passe de jogadores do Benfica caíssem na mão de outros fundos que tenham investido no Benfica Stars Fund.

Para evitar que isso acontecesse, a SAD encarnada comprou as participações que ainda não detinha no Benfica Stars Fund, ficando a deter na totalidade o fundo: quando vencer, as partes dos passes que estão no fundo regressam para a SAD.

Ora isto permite recuperar as seguintes percentagens de passe dos seguintes atletas:

Airton 40 por cento
Djuricic 20 por cento
Franco Jara 10 por cento
Gaitán 15 por cento
Maxi Pereira 30 por cento
Nélson Oliveira 25 por cento
Rúben Amorim 50 por cento
Sulejmani 25 por cento
Urretaviscaya 20 por cento

Assim sendo, o Benfica fica a deter os cem por cento do passe de todos os atletas referidos atrás, à exceção de Nelson Oliveira: do avançado fica a deter apenas 70 por cento.

Urreta, por outro lado, já rescindiu e já não entra por isso nestas contas.

Confira o comunicado à CMVM na íntegra:

A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem prestar a seguinte informação relacionada com o Benfica Stars Fund - Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado:

1. Tendo a consideração que o referido Fundo terminará a sua atividade a 30 de Setembro do corrente ano, e que o referido fecho implicará a distribuição de parte dos direitos económicos dos atletas detidos pelo Fundo por terceiras entidades, existe um interesse estratégico por parte da Sociedade em recuperar os referidos direitos económicos, de forma a evitar a sua dispersão;

2. A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD procedeu à aquisição de 85% das Unidades de Participação (UP’s) do referido Fundo, passando a deter a totalidade das UP’s do mesmo, tendo para o efeito realizado um investimento global de 28.911.320 euros;

3. De acordo com a informação disponibilizada no site da CMVM, à data de 31 de Julho de 2014, o valor líquido global do Fundo ascende a 26.783.737 euros, o qual inclui diversos ativos e passivos, cujo montante líquido equivale a 21.704.300 euros, e ainda a carteira de jogadores valorizada em 5.079.437 euros, que tem a seguinte composição:

Atleta Percentagem

Airton 40%
Djuricic 20%
Franco Jara 10%
Gaitán 15%
Maxi Pereira 30%
Nélson Oliveira 25%
Rúben Amorim 50%
Sulejmani 25%
Urretaviscaya 20%

4. Com esta aquisição, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD passou a controlar a totalidade dos direitos económicos dos atletas que compunham a carteira de jogadores do Benfica Stars Fund a 31 de Julho de 2014, à exceção dos atletas Nélson Oliveira, relativamente ao qual só controla 70% dos direitoseconómicos, e Urretaviscaya, que rescindiu o contrato de trabalho desportivo no passado dia 1 de setembro.

O Conselho de Administração
8 de setembro de 2014

[artigo original: 13h59]