O Benfica está a finalizar a contratação do lateral esquerdo brasileiro Marcelo Hermes.

O jogador termina contrato com o Grêmio de Porto Alegre no final do ano e a transferência a custo zero para o clube da Luz está encaminhada embora o dossier ainda não esteja completamente encerrado.

Marcelo Hermes, recorde-se, não joga desde o final de junho, depois de falhado o entendimento para a renovação do contrato com o clube do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, tendo sido afastado dos trabalhos com a equipa principal. Na altura, o empresário do jogador referiu estar em contacto com vários clubes para conseguir colocá-lo já em janeiro.

Atualmente com 21 anos (completa 22 em janeiro), Hermes está ligado ao Grêmio desde os 15, tendo sido lançado na equipa principal em 2015 pelo antigo selecionador nacional Luiz Felipe Scolari. Nesta época, somou dois golos em nove aparições no Brasileirão.

Visto pelo Benfica como um lateral ainda com muita margem de progressão, a transferência para a equipa encarnada permite antecipar eventuais mexidas naquele setor da equipa de Rui Vitória. As exibições de Alex Grimaldo desde o início da época têm chamado a atenção de vários clubes poderosos da Europa, entre os quais o Manchester City de Pep Guardiola. Em caso de venda do lateral espanhol, o Benfica ficaria apenas com o veterano Eliseu para aquela posição.

Nesta terça-feira, Rui Vitória foi questionado sobre Hermes na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Besiktas. O treinador do Benfica assumiu uma postura defensiva, mas não negou o interesse no jogador. «Hermes? Estamos numa Liga dos Campeões. Há tanta coisa com que me preocupar e focar nesta altura. Não será em nenhum jogador que venha nos jornais.»