A transferência de Bruma para o Leipzig, proveniente do Galatasaray, vai render ao Sporting uma verba extra ligeiramente superior a meio milhão de euros: exatamente 656 mil euros.

Em 2013, quando vendeu o avançado para o emblema turco, o Sporting reservou o direito a «25 por cento de uma mais-valia futura».

A transferência envolveu então 10 milhões de euros como valor-base, mais três milhões em variáveis. Ora desses valores variáveis, o Sporting recebeu um milhão, referentes ao apuramento do Galatasaray para a Liga dos Campeões, o que perfez um total de 11 milhões de euros.

Quatro anos depois, Bruma segue para a Alemanha, com o Leipzig a pagar ao Galatasaray um valor-base de 12,5 milhões de euros (que pode chegar aos 15 milhões).

Posto isto, Bruma gerou uma mais-valia de 1,5 milhões de euros, e 25 por cento fica para o Sporting, o que corresponde a 375 mil euros.

A isto é preciso somar ainda o mecanismo de solidariedade. Bruma jogou no Sporting entre 2007 e 2013, e cada uma das três primeiras épocas dá direito a 0,25 por cento da transferência, sendo que as restantes três temporadas valem 0,5 por cento cada: ou seja, um total de 281 mil euros.

Feitas as contas, o Sporting tem direito a receber, para já, 656 mil euros pela transferência de Bruma.