Depois de num primeiro momento ter recusado transferir-se para o FC Porto, o brasileiro Lucas Lima está agora mais próximo do Dragão. As duas partes, pelo menos, reabriram as negociações, o que foi também provocado pela recusa do jogador em transferir-se para a China.

Mas por partes.

Este é um dossier que se arrastava há várias semanas. O FC Porto já chegou aliás a um entendimento com o Santos, clube que detém os direitos desportivos e dez por cento dos direitos económicos, e com a Doyen Sports, grupo investidor que detém o grosso do passe do atleta.

Depois desse entendimento com os detentores dos direitos económicos, o FC Porto não conseguiu convencer o jogador.

Lucas Lima considerou a proposta apresentada pela SAD azul e branca demasiado baixa, ou pelo menos insuficiente para justificar a saída do Santos, e do Brasil natal. O jogador jogou também com os factos de ter uma proposta financeiramente mais vantajosa da China e de ter uma promessa do próprio clube santista de lhe subir o ordenado.

Após algum tempo de meditação, Lucas Lima acabou por recusar a proposta chinesa, que era financeiramente vantajosa mas desportivamente pouco compensadora.

A partir daí o FC Porto apresentou uma nova proposta ao jogador.

Com isso reabriu as negociações, sendo certo que se aproximou das ambições de Lucas Limas. Nesta altura, portanto, as partes encontram-se a conversar, sendo que o FC Porto está mais disponível para corresponder às pretensões do médio ofensivo.

Refira-se de resto que Pinto da Costa admitiu nesta terça-feira que gostava de contar com Lucas Lima, considerando que havia interesse no jogador, mas não era um dossier prioritário. 

Veja o que vale Lucas Lima: