Jorge Simão vai ser o novo treinador do Sp. Braga.

O acordo está fechado e vai ser oficializado esta sexta-feira, tanto pelo Sp. Braga como pelo Desp. Chaves. O treinador deixa a formação transmontana a bem, refira-se, sendo que os dois clubes chegaram a acordo para a transferência a meio da temporada.

O entendimento entre os clubes prevê que Jorge Simão ainda oriente o Desp. Chaves no Dragão, na próxima segunda-feira, em jogo da 14ª jornada da Liga, sendo que só começa a trabalhar em Braga no dia seguinte, ou seja na terça-feira.

Também por isso o Sp. Braga vai ser orientado por Abel em Alvalade, no jogo com o Sporting agendado para domingo. 

Abel, recorde-se, é o treinador do Sp. Braga B, que assumiu interinamente a equipa principal na sequência da saída de José Peseiro e enquanto a direção da SAD procurava um substituto. Por acordo entre as partes, Abel vai manter-se para lá da contratação de um treinador.

Resta dizer que Jorge Simão vai assinar em princípio por ano e meio, embora haja a possibilidade de prolongar o vínculo por mais uma época.

Como o Maisfutebol já tinha escrito, António Salvador chegou esta quinta-feira a acordo com José Peseiro para a rescisão de contrato, sendo este um tema praticamente fechado: falta apenas acertar detalhes e assinar a desvinculação.

Jorge Simão, de resto, é um treinador de 40 anos, que tem tido uma ascensão marcadamente notável. Depois de vários anos como adjunto, em clubes como o Atlético do Cacém, o Odivelas, o Sacavenense, o Olivais e Moscavide, o Estrela da Amadora e o Belenenses, teve um curta experiência como treinador no Atlético.

Na formação de Alcântara deixou boas indicações, numa altura complicada do clube, pelo que deu continuidade à carreira de treinador no Mafra, que deixou a meio da época para regressar ao Belenenses, agora como técnico principal. No Restelo sucedeu a Lito Vidigal e apurou a equipa para a Liga Europa, mas saiu para o Paços de Ferreira.

Na Mata Real voltou a conseguir uma boa classificação, desta vez um sétimo posto, o que motivou o promovido Desp. Chaves a investir forte para garantir a contratação. Agora, e numa altura em que os transmontanos estão num surpreendente sétimo lugar, dá o salto para Braga.

Refira-se que o interesse do Sp. Braga não é novo, já existiu no verão, mas na altura não se concretizou. Jorge Simão é por isso um velho conhecido de António Salvador, que fez deste técnico natural da Pampilhosa da Serra a primeira opção para substituir José Peseiro.

O contacto entre presidente e treinador aconteceu aliás ainda ontem, quarta-feira, após o anúncio da saída de Peseiro.