O Sporting está interessado em reforçar com um ponta de lança de créditos firmado e Teofilo Gutierrez é a prioridade leonina. No entanto esta é uma transferência que aconselha a alguma paciência.
 
Basicamente o Sporting já falou com o River Plate, já apresentou as condições que está a disposto a dar e já recebeu uma resposta positiva do clube argentino.
 
Pode ainda haver detalhes a acertar, mas em traços gerais a acordo está feito.
 
Os dirigentes leoninos estão também em contacto permanente com o empresário do jogador, já lhe apresentaram as condições, as quais foram do agrado do jogador.
 
Por isso o que falta para fechar a contratação?
 
No fundo falta que Téo Gutierrez e o River Plate cheguem a acordo.
 
As duas partes têm várias diferenças, sendo que o jogador considera que o clube lhe deve dinheiro, o que o clube diz ser falso, e os dirigentes ficaram desagrados com o comportamento recente do jogador.
 
Por isso, River Plate e Téo Gutierrez têm vários assuntos pendentes para ultrapassar. Esta segunda-feira à tarde, já noite em Portugal, um advogado do jogador foi reunir com os dirigentes do clube para uma reunião com o objetivo de ultrapassar essas diferenças.
 
O Sporting, enquanto isso, espera. O clube sabe que este é um jogo que exige muita paciência: Téo Gutierrez e o River Plate tanto podem chegar a um entendimento já amanhã como podem demorar uma semana, ou até um pouco mais do que isso.
 
A partir do momento que esse entendimento exista, acredita o Sporting, tudo acontecerá muito rapidamente e o avançado será então reforço leonino.
 
Mas enquanto isso não acontecer, por outro lado, o jogador continua sempre no mercado e suscetível a provocar interesse de outros clubes. É um jogo de paciência, lá está.
 
Efraín Pachón, empresário de Téo Gutierrez, acredita por outro lado que o Sporting não terá de esperar muito: da parte do agente, será uma questão de dias, garante.
 
«Estamos a falar. Estamos mais próximos. Seguramente até final da semana vamos definir isso. Uma das pessoas que trabalha connosco está agora reunida com o River Plate», referiu ao Maisfutebol, acrescentando que ainda existem «pequenas diferenças».
 
Téofilo Gutierrez é um avançado colombiano de 30 anos, que já várias vezes foi associado ao futebol português, particularmente ao FC Porto. Habitual titular da seleção colombiana, soma desde 2009 um total de 44 internacionalizações.
 
Formado no Barranquilla, clube da cidade natal, teve uma experiência em 2010 na Europa, no Trabzonspor, da Turquia, muito breve. Apesar disso, e em 16 jogos, ainda marcou oito golos. Na América do Sul, e particularmente na Argentina, é um ídolo, com passagens pelo Racing Avellaneda, pelo Lanús e, agora, pelo River Plate.
 
Polémico e problemático, saiu do Trabzonspor alegando problemas de saúde que nunca comprovou, envolveu-se em várias escaramuças e chegou a apontar uma arma a um colega, arma essa que veio a descobrir-se ser de brincar.
 
Para lá das polémicas, evidencia-se pelos golos que marca. No River Plate foram 28 em 69 jogos, em apenas época e meia.
 
O Sporting quer juntá-lo a Bryan Ruiz no lote de reforços sonantes: recorde-se que o avançado costa-riquenho tinha agendados para esta segunda-feira os exames médicos, que deverá ter cumprido já esta noite (na Califórnia são menos oito horas).
 
Ambos têm acordado um contrato válido por três temporadas.