A digressão do Sporting à África do Sul serviu para Jorge Jesus arrumar as ideias relativamente ao plantel com que quer trabalhar ao longo da época.
 
Nesse sentido, e de acordo com o que foi possível confirmar, numa notícia avançada pela TVI24, há quatro jogadores que estão na porta de saída.
 
Oriol Rosell, Diego Capel, Tanaka e Iuri Medeiros.
 
Rosell e Tanaka já viajaram para a África do Sul como fortes candidatos a sair do plantel, sendo que Jorge Jesus não via em nenhum deles capacidades para continuar no plantel: o treinador considera que têm falhas graves no posicionamento e trabalho sem bola.
 
Os casos de Capel e de Iuri Medeiros são diferentes. Trata-se de dois jogadores sobre os quais Jorge Jesus tinha alguma estima, mas que não confirmaram as expetativas.

«Tanaka tem mercado na Europa»

O treinador considerou que os dois esquerdinos desaproveitaram o estágio, mostrando algumas lacunas, até comportamentais: sobretudo falta de intensidade no futebol.
 
Por isso juntaram-se a Rosell e Tanaka no lote de dispensáveis.
 
Os quatro jogadores continuam para já a trabalhar com o plantel principal do Sporting, o treinador ainda não abdicou de trabalhar com eles, até porque oficialmente ainda não foram informados da dispensa, mas todos estão na porta de saída: nos próximos dias devem ser informados disso mesmo.
 
Recorde-se que antes de viajar para a África do Sul, Jorge Jesus já tinha riscado Miguel Lopes, Labyad, Slavchev, Viola, Wilson Eduardo, Rabia, Ryan Gauld, Heldon e Diogo Salomão, que se encontram a trabalhar com a equipa B.

Refira-se por fim que Ruben Semedo e Wallyson continuam para já no plantel de Jorge Jesus, marcando ambos pontos na consideração do treinador leonino, que está bem impressionado com o empenho dos dois jovens da formação.