Foi um dia de intensas negociações na Argentina, que deixou Teófilo Gutierrez mais perto de ser reforço do Sporting.

Em traços gerais, a SAD leonina chegou a um entendimento com o River Plate para adquirir o passe do avançado colombiano: o acordo terá sido alcançado por cerca de 3 milhões de euros, por 80 por cento do passe do jogador.

O Sporting, como já tinha sido referido aqui, manteve-se sempre irredutível nesta oferta, que foi a última que apresentou. Durante a noite de quinta-feira em Portugal, o River Plate fez um contra-proposta, mas o Sporting não a aceitou.

Os dados estavam por isso lançados: a oferta era aquilo e nem menos uma vírgula.

Esta sexta-feira o River Plate acabou por ceder e aceitou a proposta como ela estava. A partir daí, avançou-se para a discussão das cláusulas do contrato. Foi um trabalho difícil, como tudo nesta negociação, feita pelos advogados das duas entidades. Ao início da madrugada deste sábado, também nesses pormenores o acordo estava muito perto de ficar encerrado.

Ainda há detalhes a acertar entre os clubes, mas o entendimento está praticamente feito.

Nesta altura, portanto, é preciso partir pedra na discussão do contrato com o jogador. É isso que o Sporting está a fazer. Teófilo Gutierrez aceitou uma proposta de ligação por três temporadas, mas há uma série de cláusulas do contrato a definir.

Foi isso, aliás, que o empresário Efraín Pachón referiu esta sexta-feira à noite na Argentina.

«Já está fechado o negócio entre os clubes. Só falta apenas definir as condições do contrato do jogador, mas creio que isso não será complicado», disse. «Téo está feliz. Vai jogar na Liga dos Campeões e o Sporting tem um plantel brilhante.»

Ora segundo foi possível saber, as declarações do empresário de Teófilo Gutierrez foram francamente otimistas: a negociação ainda não está tão fechada como o agente deu a entender. Mas para lá caminha.

Durante este sábado é possível que se chegue ao acordo total em todas as cláusulas do contrato. Este tem sido, desde o início, um dossier complicado, que implica muita paciência da parte do Sporting e um forte poder negocial.

Refira-se por fim que o River Plate tinha até esta sexta-feira para transferir Teófilo Gutierrez e abrir uma vaga no plantel para inscrever o reforço Tabaré Viudez, mas através de uma prerrogativa conseguiu alagar esse prazo até domingo.

Está mais próxima a possibilidade de toda a gente sair satisfeita desta negociação, portanto.