O negócio de Maicon do FC Porto para o São Paulo envolveu, para além de dinheiro, o passe de dois jovens jogadores do clube paulista. Um deles é Inácio que já alinha pela equipa B, o outro seria Lucão, mas o central acabou por nunca viajar e agora está tudo em aberto.

Em entrevista ao jornal brasileiro Lance, o defesa de 20 anos falou sobre o tema: «Tive essa possibilidade, chegou a mim. Sabia que poderia ser inserido na negociação. Fiquei tranquilo e continuei a trabalhar e à espera para ver o que decidiam. Não deu certo.»

O jogador chegou mesmo a mentalizar-se que vinha para Portugal e para o futebol europeu.

«Se falar que não tenho vontade de ir à Europa estarei a mentir. Mas precisa de ser realidade e não foi. Tinha esse pensamento de ir para o FC Porto, mas não deu certo. Cabe aos clubes decidirem, não tenho mais nada a ver. Queria esta oportunidade de me explicar, que saísse da minha boca que não tenho nada com o FC Porto.»

No Brasil chegou mesmo a ecoar a notícia que era Lucão que não queria ir para a Invicta, o que podia complicar a chegada de Maicon. O defesa justifica-se: «O FC Porto resolveu esperar. Tem um ano para escolher quem levar. Falaram que eu tinha um ano para escolher, mas não. É o FC Porto que tem esse poder. Não partiu nada de mim ficar ou sair.»

Entretanto Inácio, seu ex-companheiro, já entrou em ação no Olival e os dois já conversaram sobre isso.

«Já está a treinar, já fez um amigável. Está feliz da vida, na equipa B. Vou torcer sempre por ele. Temos a mesma idade, 20 anos. Conversámos bastante durante as negociações, ele já tinha ido e contou que a estrutura era boa e o clube bacana. Agora, isso é um assunto que passou. Passou mesmo.»