* Com Raul Caires

O FC Porto já tomou a decisão de adiar o jogo deste sábado na Madeira, frente ao União. A comitiva portista regressa ao continente já neste sábado de manhã, num voo agendado para as 9 horas da manhã.

A decisão foi tomada ao abrigo de uma prerrogativa que lhe permite solicitar o adiamento dos jogos se não for possível estar no local onde se realiza o encontro no dia anterior ao mesmo. Ora o FC Porto viajou esta sexta-feira para o Funchal, mas devido aos ventos cruzados foi obrigado a ser desviado para Porto Santo.

Refira-se, aliás, que nesta altura o aeroporto do Funchal regista ventos cruzados de 80 quilómetros por hora, o que é muito invulgar, razão pela qual está fechado. Há suspeitas de que nem sequer consiga abrir até este sábado à tarde.

Por isso o clube recorreu ao artigo 22º do regulamento de competições da Liga para não ir a jogo este sábado, como estava inicialmente marcado. De resto, e como a próxima é semana de competições europeias, o FC Porto tem também a possibilidade de não querer disputar o encontro no dia a seguir ao inicialmente marcado, possibilidade essa que foi utilizada pelo clube.

Esta informação confirmada ao Maisfutebol por Filipe Silva, presidente do União da Madeira, que já tinha sido informado pelo FC Porto da decisão.

Filipe Silva e FC Porto falam agora da necessidade de encontrar uma data que seja do agrado de ambos, o que se afigura complicado face ao calendário carregados dos dois clubes: recorde-se que o jogo União Madeira-Benfica já foi marcado para 23 de dezembro, depois de também ter sido adiado devido ao nevoeiro na Choupana.

O Maisfutebol sabe também, por fim, que os árbitros já não vão viajar para o Funchal.

A Liga de Clubes só este sábado confirmará o adiamento do jogo.

Através das redes sociais, Iker Casillas já abordou esta alteração nos planos do FC Porto.