Luís Norton de Matos diz que os bons resultados do U. Madeira são «motivo de maior responsabilidade» para a equipa, que visita agora a Académica no sábado, para a 15ª jornada da Liga.

Depois do empate com o Benfica e da vitória sobre o Sporting, o treinador pretende «pegar em tudo o que de bom foi feito nesses dois jogos, para enfrentar o jogo de Coimbra, com a mesma determinação, humildade e espírito de conquista».

Norton de Matos elogia ainda a sua equipa, por «nunca ter deixado de acreditar, tendo uma reação extraordinária a resultados menos conseguidos». Quanto à Académica, diz, citado pela Lusa, que é um jogo «para vencer»: «Mas se não for possível, que se saia com o pior resultado, que neste caso seria um empate.»

«A Académica é uma equipa que se vai transcender, pois este jogo é muito importante, pela posição que a equipa ocupa na tabela classificativa», afirma ainda Norton de Matos, admitindo de resto que esta fase é crucial para o União: «Esta parte final da primeira volta é fundamental para os nossos objetivos, que são mantermo-nos na I Liga.»

O técnico também deixou uma crítica ao calendário da Liga, com nada menos que seis jornadas em janeiro, entre partidas de Taça da Liga e Taça de Portugal: «Penso que será um aspeto que a Liga terá de ter em conta, pois por vezes estamos algum tempo com poucos jogos e depois temos de fazer muitos jogos seguidos.»

Quanto ao mercado de inverno, que abre agora, o treinador diz que vai procurar reforçar nomeadamente o ataque, mas admite as dificuldades «em conseguir as aves raras, que são os avançados que fazem golos», para mais «numa equipa que não tem muito dinheiro».

O União, 15.º classificado com 14 pontos, visita a Académica, 17ª com 10 pontos, no sábado, pelas 16h, para a 15ª jornada da Liga.