O registo é impressionante. Esta época, o V. Guimarães só perdeu dois jogos fora da Cidade-Berço: Dragão e Tondela. Um dado relembrado por Pedro Martins no lançamento da visita ao vizinho Sp. Braga, no domingo.

«Temos vindo a conseguir resultados absolutamente fantásticos e é esse Vitória que pretendemos amanhã. Um Vitória a assumir o jogo quando tiver de assumir, ter a capacidade para ler as fases do jogo», disse Pedro Martins, sublinhando que os dérbis são normalmente decididos por «detalhes».

O treinador do V. Guimarães pede «serenidade» e «foco» sobre o jogo.

«Sabemos que nas bancadas os adeptos vivem estes jogos de uma maneira muito especial, mas nós temos de o abordar como um jogo de futebol que vale três pontos, que são importantes. O nosso foco tem de estar no jogo, temos de nos abstrair completamente de tudo o que esteja no exterior».

Pedro Martins falou sobre o adversário, disse que mantém uma estrutura parecida com a da época anterior - «tirando o Rafa e outro elemento que saíram» - e que nesta altura «não há surpresas». «Todos nos conhecemos».

O Vitória, lembraram os jornalistas, não vence em Braga há 14 anos. Mas Pedro Martins voltou ao princípio para reagir a esse dado: «Há muitos anos que não ganhávamos no Marítimo e conseguimos uma vitória fundamental, não me recordo também do Vitória vencer duas vezes no Bessa no espaço de 15 dias».