* por Pedro Morais

A partida entre Vitória de Setúbal e FC Porto do próximo sábado marca o reencontro entre Nuno Espírito Santo e José Couceiro. Ambos os técnicos já se defrontaram no papel de treinadores, corria a época 2013/2014, Nuno orientava o Rio Ave e Couceiro o Vitória de Setúbal. O confronto direto regista quatro partidas, sendo que Nuno leva a melhor com duas vitórias, um empate e uma derrota.

Mas não é desse reencontro que trata este texto. É necessário puxar a fita atrás nove anos mais, até à longínqua temporada de 2004/2005, época de má memória para o FC Porto. Na ressaca de se sagrar campeão europeu, pelas mãos de Mourinho, os azuis e brancos tiveram uma época atribulada, com três treinadores a passarem pelo banco do Dragão.


Começaram a época com o italiano Del Neri ao leme, mas rapidamente foram obrigados a procurar substituto. Optaram por Victor Fernández, que, em fevereiro, também fez as malas devido a uma série de maus resultados.

Numa fase crucial da temporada, com o campeonato totalmente em aberto e os oitavos-de-final da Liga dos Campeões por disputar, o FC Porto elege José Couceiro para o ataque à segunda metade da época. No plantel dos dragões estava… Nuno Espírito Santo.

Sabe quantos jogos fez sob o comando do agora treinador do Vitória de Setúbal?

Suplente utilizado na Taça Intercontinental – entrou para substituir Vitor Baía -, Nuno somava, até à chegada de Couceiro, sete presenças na temporada. Depois da troca de técnicos, o agora treinador do FC Porto não voltou a ser utilizado.

Foi suplente em 17 ocasiões e não mais saiu da sombra de Baía.

No defeso seguinte, referente ao início da época 2005/2006 em Portugal, Nuno acabou por sair para o Dínamo de Moscovo, onde a época ia a meio. Mas em terras soviéticas também não foi feliz, acabando por não ser utilizado em nenhum encontro ao serviço dos moscovitas. Ingressou depois no Aves na temporada 2006/2007. Regressou na época seguinte ao FC Porto, onde terminou a carreira em 2009/2010.

Na partida de sábado, frente ao Vitória de Setúbal, Nuno vai tentar levar a melhor sobre o seu antigo treinador e aumentar para três o saldo de vitórias frente a Couceiro enquanto técnico.