A receção ao Sp. Braga tem «uma envolvência diferente», mas não é encarada por João Afonso como uma «mola» para o que resta da época, nem um jogo de maior responsabilidade para a equipa de Pedro Martins. O defesa central promete um V. Guimarães «com vontade de ganhar e de lutar como sempre pelos três pontos como sempre» diante do rival minhoto.

De regresso a Guimarães depois de ter estado emprestado aos espanhóis do Córdoba, João Afonso perspetivou esta quinta-feira o embate do próximo domingo, revelando que os vimaranenses estão a «estudar bem o Braga para que nada falhe». «Apesar da diferença pontual entre as equipas penso que não espelha a diferença de qualidade entre os dois planteis», disse à margem de uma visita à Escola EB1 do Salgueiral, em Guimarães.

«O jogo com o Braga tem aquela envolvência diferente, porque é um dérbi em que jogamos em casa e queremos dar essa alegria, primeiro a nós e depois aos adeptos, mas não podemos encarar este jogo como uma mola. É um jogo importante, como são todos, porque ganhando ao Braga e não ganhando a seguir não serve de nada. Todos os jogos são importantes, o próximo é com o Braga», disse.

Não vislumbrando que o V. Guimarães possa ter vantagem pelo facto de os bracarenses jogarem a meio de uma eliminatória europeia, jogam hoje em Marselha, João Afonso acredita que ainda é possível chegar ao quinto lugar. «Ainda faltam muitos jogos, temos de ir jogo a jogo em busca dos três pontos. Havemos de lá chegar», destacou.

A nível pessoal, o jogador natural de Castelo Branco diz ter crescido depois da passagem pelo Córdoba. «Senti-me bem, fui bem acolhido, o que é sempre importante para o nosso rendimento. Todos os anos tenho vindo a evoluir, tive a primeira experiência fora de Portugal, e tenho vindo a evoluir. Foi enriquecedor, senti que cresci», atirou.

João Afonso regressou a Guimarães e foi, de imediato, titular nos jogos contra o Paços de Ferreira e contra o Boavista, tendo inclusive marcado um golo diante da equipa da Mata Real.